"Muitas pessoas não praticam mais kata para arte marcial, ou seja, para o efetivo treino de combate da técnica. Pessoas que praticam karate esportivo executam o kata como uma dança ou ginástica, com ênfase em ser impressionantes e não eficientes. Muitas vezes mudam ou alteram movimentos nos kata para que pareçam mais bonitos, como o yoko kekomi citado. Na maioria das vezes eles executam seus movimentos tão rapidamente que lhes falta totalmente qualquer impacto real. Também tendem a exagerar no kime de suas técnicas. Todas essas coisas são contra-producentes e se treinadas reforçam maus hábitos quando você realmente precisar do seu karate. Tristemente, esse tipo de kata está sendo muito bem colocado nos campeonatos de karate, mas isso é porque os árbitros não conhecem nada melhor. Eles só entendem o karate de Holywood."
Por Sensei Asai
Acredito que neste trecho de uma entrevista com o Sensei Asai, podemos achar esclarecidas todas as duvidas e questões levantadas nesse tópico.
Gostaria apenas de tb lhes colocar minha humilde opinião: Como sendo um 3 Dan da JKA, posso sim apreciar e elogiar o kata do Sensei Carlos Rocha, mas não me vejo em posição de julgar um kata ou um lotador que, no meu ponto de vista, esta muito além de meus conhecimentos. Assim como aprendi nos meus 23 anos de treinamento, quando um sensei ou sempai me mostra algo, mesmo que naquele ponto em meu trainamento eu não esteja pronto para entender, o único posicionamento que a mim cabe é dizer OSS e obrigado.
Acho que o mais importante aqui, independentemente de estilo, é agradecermos este mestre por sua demontração, que sem duvida nenhuma é de um mestre da arte. E se vc tem alguma duvida, ou acha que esta lento, seja um budoca e tente a sorte!
Sem mais a dizer!
OSS!