deste que comecei aprofundar no estudo do karate ouvi alguns mestres falarem que alguns katas são mais indicados para mulheres.Acontece que não há fundamento para isto.A sociedade oriental é muito machista, todos os mestres eram homens e como uma forma poderia ser desenvolvida para um corpo feminino nesta sociedade?Minha tese: isto é uma fábula não contestada.Gostaria de discutir com os colegas.
A sociedade oriental é muito machista, todos os mestres eram homens e como uma forma poderia ser desenvolvida para um corpo feminino nesta sociedade?
Até mesmo porque eu acho isso que segue abaixo um pouco (pouco?) de falta de respeito.Citação de: Avi em Janeiro 29, 2009, 11:15:14La em Santos, no seminário, pude observar muito pois não fui pra treinar (estava no pós operatório de cirurgia no joelho) e vi algumas coisas que me suspreenderam. Pelo fórum a graduação de alguns aqui é tão alta (estou me referindo a graduações acima de quarto dan!!!!) e o conhecimento teórico sobre karate chegando a ser "enciclopédico" que imaginei ver em Santos verdadeiros "ninjas do karate", qual não foi minha surpresa ao testemunhar enormes dificuldades básicas de equilibrio em uma perna por exemplo em certos katas. Não estou falando de kime ou de ushiro geris no rosto, falo de destreza fisica básica, coisa pra ser dominada até a faixa verde, vi isso em integrantes de outras escolas com décadas de treino.Sinceramente, nem sei do que exatamente vocês estão falando, pois ficam falando tudo subjetivamente.. mas dá uma tristeza ler uma coisa dessas.. uma decepção...E lá vem vocês com esse papo de profeta daqui a pouco.. eu sei.. mas pô... Mas se referir a um companheiro de arte marcial dessa forma, é algo muito triste... triste pro cara que vai ler isso (e deve ser amigo nosso de fórum).. e triste por quem fala isso (não sei.. parece que alguma parte da lição não foi devidamente assimilada)...enfim.. triste.. só triste...(e pode colocar a vinheta de "o profeta" aÃ.. pode colocar...)
La em Santos, no seminário, pude observar muito pois não fui pra treinar (estava no pós operatório de cirurgia no joelho) e vi algumas coisas que me suspreenderam. Pelo fórum a graduação de alguns aqui é tão alta (estou me referindo a graduações acima de quarto dan!!!!) e o conhecimento teórico sobre karate chegando a ser "enciclopédico" que imaginei ver em Santos verdadeiros "ninjas do karate", qual não foi minha surpresa ao testemunhar enormes dificuldades básicas de equilibrio em uma perna por exemplo em certos katas. Não estou falando de kime ou de ushiro geris no rosto, falo de destreza fisica básica, coisa pra ser dominada até a faixa verde, vi isso em integrantes de outras escolas com décadas de treino.