Autor Tópico: kiai  (Lida 7407 vezes)

User53

  • Visitante
kiai
« Online: Janeiro 08, 2005, 14:49:25 »
opa...
eu sou faixa verde de karatê-dô tradicional e de karatê olímpico...
às vezes, faço um kiai a mais em alguns katas por causa da concentração da força no golpe(kime), e queria saber se em um campeonato eu me prejudicaria se isso acontecesse!!
abraços!!

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
kiai
« Resposta #1 Online: Janeiro 08, 2005, 15:44:31 »
Oss!

Sochin:

Só fá-lo daquilo que sei. Por exemplo nas Katas Shotokan todas elasa tem 2 dois kiais, se você numa competição ou num exame não der os kiais ou se der mais que dois nas técnicas certas e predeterminadas, você poderá ser penalizado. Os Kiais existem são para ser dados, isto relativamente ás Katas. No Kihon e no Kumite são coisas diferentes.

Um Abraço

SHOGUN
 :lol:  :o  :D

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Neto110

  • Visitante
kiai
« Resposta #2 Online: Janeiro 08, 2005, 19:29:41 »
Isto que o Shogun apresenta é real em algumas interpretações... segundo o Mestre Sassaki é aceitável mais de 2 KIAIs sim e a equipe dele fazia 3 KIAIS. Consultando outos árbitros já acertamos que não podia faltar o KIAI mas passar era poutro asssunto sendo geralmente tolerado sem retirada de pontos.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
kiai
« Resposta #3 Online: Janeiro 08, 2005, 19:36:29 »
No kihon pode dar mais de um kiai?
   Eu achava que só podia no último golpe.

   No kyokushin todos os golpes são com kiai durante o treino que
se assemelha ao nosso de kihon.

[]´s
BigBoy

Neto110

  • Visitante
kiai
« Resposta #4 Online: Janeiro 08, 2005, 19:50:14 »
Não acrdito que haja um pono definitivo a este respeito mas usamos cobrar o KIAI no último ataque da sequência.

No caso de Kihon kumite, no último ataque e no contra-ataque.

User28

  • Visitante
kiai
« Resposta #5 Online: Janeiro 13, 2005, 09:02:42 »
Olá Boys,

 O Sasaki está errado em aceitar 3 kiais nos katas.
Por isso foi reprovado em recente exame para 7ºDan JKA, fica inventando um novo karate.Aliás 2 anos atrás ensinou errado o Kata Enpi, imediatamente corrigido por mim, não quis aceitar minhas explicações e logo em seguida veio o Tanaka do Japão e quando treinavamos o mesmo Kata eu perguntei ao Tanaka qual opinião estava certa e ele disse que a minha é que estava.
O Sasaki ficou sem graça e logo em seguida me disse:
Deve ter mudado agora esse movimento.
A verdade é uma só:
Os Japas não querem descer do pedestal e se acham Deuses aqui no Brasil.Vcs não sabem o prazer que tenho em treinarKUmite com os grandes "Mestres"do Brasil.

User30

  • Visitante
kiai
« Resposta #6 Online: Janeiro 20, 2005, 02:04:50 »
Bom, a minha opiniao sobre o MESTRE Sasaki vcs ja sabem.

3 kiais... so me faltava essa. E no Wankan e Meikyo ele faz qtos kiais ? 4 ?

Mr kenji Yano -

User57

  • Visitante
2 kiais
« Resposta #7 Online: Janeiro 20, 2005, 03:07:52 »
Todos os katas são predeterminados, os movimentos e os kiais.
Colocar mais kiais seria equivalente a inventar movimentos, existe o padrão, e todos temos que seguir e assim conservar as raizes do karate-do. Desrespeitar essas regras, seria desrespeitar os grandes mestres do karate e seu metodos.
Era so o que me faltava, tirar e colocar kiais, daqui a pouco estarão tirando ou acrescentando movimentos. rs
OSS!!!

Offline Okuyama

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • http://
kiai
« Resposta #8 Online: Janeiro 20, 2005, 09:25:54 »
Olá,

    regras de competição são importantes para quem compete. Dar kiais a mais ou a menos vai depender das regras da organização/federação.

    se você treina a sério, fazendo forte onde tem que ser forte,  se concentrando nos seus adversários imaginários, fazer kiais a mais, não acredito que haja problema... o Kiai não é apenas um item decorativo, ele ajuda a sincronizar a contração do abdomen com  o golpe, o que resulta em maior força/qualidade no golpe... Então, por que limitar os Kiais??

     No Heian 1, no 2º e 5º movimento, eu não estou finalizando um adversário? se eu der um golpe que não acaba com ele, eu não posso dar as costas. então este golpe tem que ser forte o suficiente pra derrubar ele. Para ter uma boa eficiência um kiai ajuda, não?

que venha o fuzilamento

até mais,

Fabio Okuyama

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
kiai
« Resposta #9 Online: Janeiro 20, 2005, 16:16:02 »
Oss!

Parece que temos aqui uma problemática relativamente aos Kiais.

Todos nós sabemos o que é o Kiai.

Em Jyu-Kumite (combate livre) ou Shiai (competição arbitrada) os kiais são livres e são dados quando os Karatecas sentem que é oportuno e necessário dar o Kiai. Penso que até aqui estaremos todos de acordo.

No Kumite pre-detreminado os Kiais são dados para quem ataca:
Na entrada em Gedan-Barai ZKD e no Ataque, ou no último ataque.
Quem defende: na defesa e no contra-ataque.

Nos Katas Shotokan todos eles têm 2 dois Kiais.

Nos estilos Shito-Ryu e no Goju-Ryu há katas que têm 3 ou mais kiais.

Temos todos de compreender os Kiais e acima de tudo senti-los pois isso é que é importante.

Um abraço e bons treinos
SHOGUN
 :lol:  :roll:  :D

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

User30

  • Visitante
kiai
« Resposta #10 Online: Janeiro 20, 2005, 20:52:52 »
Sr. Okuyama, acho que o sr. esta certo do ponto de vista aplicativo do kata. Pensando na luta imaginaria, nao ha problema nenhum em dar um kiai pra ajudar na eficiencia do golpe.

Mas nao devemos esquecer, que estamos praticando Kata. E Kata nada mais é do que FORMA.  Haja visto que Karate é uma arte marcial japonesa, os japoneses deram forma ao que eles criaram. Se cada um comecar a fazer do seu proprio jeito, perde a forma, perde entao a essencia do Kata.

É muito dificil para os ocidentais acostumados a perguntar o PQ de tudo, simplesmente aceitar que TEM q ser assim, e pronto. Mas os orientais gostam de ter uma forma para tudo que eles fazem na vida, por exemplo, Cerimonia do Cha, Ikebana, Kendo,... tudo isso tem uma forma unica e imutavel.

Oss.

Mr Kenji Yano -

Neto110

  • Visitante
kiai
« Resposta #11 Online: Janeiro 20, 2005, 23:46:14 »
Mas vamos pensar um pouco, eu entendo e concordo que a forma deve ser mantida e o definido oficialmente no ensino do kara seriam 2 kiais com localização bem definida, mas acompenhem comigo sem fuzilar o colega karateka que não está aqui para defender-se:

1 - menos que 2 KIAIS = erro importante: penalidade X

2 - 2 kiais oficiais e mais um kiai de expressão = falha? penalidade?

Este raciocínio apresentado define uma gradação de penalidade para o erro e é isto o que entendi da explicação que recebi dele.

Como aplico isto é outra coisa porque todas as vezes que isto ocorre o chefe dos árbitros convoca a turma e delibera o que será feito então.

Sobre a forma alterada, teremos que relembrar o que foi postado das mudanças que estão sendo feitas recentemente nos kata JKA inclusive com a retirada de um deles da lista, não haveria uma contradição? Ninguém pode mudar senão algum Mestre que esteja da liderança?

Bem, não sou ninguém para discutir com um grande mestre da NKK, mas posso conversar com vocês e aprender com isto. gostaria de ouvir impressões e argumentos sem referênicas depreciativas a pessoas.

A fala das formas e tradições foi muito boa e lustrativa, como a da cerimônia do chá.

Offline Okuyama

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • http://
kiai
« Resposta #12 Online: Janeiro 21, 2005, 02:16:07 »
Olá,

   quanto a campeonatos, a regra é clara: Ou pode ou não pode. É uma questão de convenção.

    Concordo que os katas devem ser ensinados na forma como foi convencionado mas a questão que eu queria colocar é:    
   Se estou treinando kata, se eu me empolgar e começar a enxergar meu inimigo imaginário na minha frente e fazer kiais onde não tem... isso prejudica meu treinamento?
   Ã‰ claro que eu não interromperia o treino de meu professor pra perguntar uma coisa dessas, mas aqui no fórum não precisamos ser tão sérios quanto dentro do dojo...

    Ouvi dizer que alguns mestres dão 2 kiais no meikyo no mov. 25 (a defesa dupla depois do mikazuki-geri), enquanto o livro do Nakayama mostra apenas 1 kiai (sankaku tobi...)...

até mais,

Fabio Okuyama

User30

  • Visitante
kiai
« Resposta #13 Online: Janeiro 21, 2005, 04:10:50 »
Senhores,

existe um livro chamado Fator Kata. Nesse livro estao todas as explicacoes dos pqs que levaram o povo japones a transformar em katas todas as suas atividades diarias. Como eu ja disse, desde cerimoniais como o do Cha, ou do Ikebana, ou o da arte da esgrima, mas tb em muitos outros momentos, digamos menos nobres, como no trabalho domestico ou bracal, os Japones fazem tudo com uma forma pre determinada. E isso, no ponto de vista deles, é fundamental pra conseguir fazer qualquer atividade que seja, da MELHOR MANEIRA POSSIVEL.

No filme o Ultimo Samurai, isso fica bem ilustrado qdo o personagem do Tom Cruise diz que nunca viu um povo querer fazer tudo com a mais completa devocao, desde a hora do acordar, ate a hora de dormir.

Isso é Kata ! E Kata nao tem nada a ver com competicao ! Pq numa competicao, quem julga o seu Kata sao 5 pessoas. E na verdade, somente VC tem a plena capacidade de julgar o seu Kata.

Transpondo isso para o Karate. No momento em que nós optamos pelo Karate, estamos aceitando todos os KATAS que esse opcao nos impoe. Entenda por Kata, todas as regras, todas as formas.

Como o Sr. Okuyama disse, muitas vezes nos empolgamos e damos um Kiai em movimentos errados. Erramos, pq talvez excesso de empolgacao seja um erro. E isso, sera uma eterna luta em busca de uma perfeicao que dificilmente sera atingida.

Oss.

Mr Kenji Yano -

User28

  • Visitante
kiai
« Resposta #14 Online: Janeiro 21, 2005, 09:01:15 »
Caos celegas,

 Exposição brilante do Yano!!!!
Parabéns. Kata é Kata e pronto.Proibido acrescentar ou tirar qualquer coisa.Competição é outra coisa!!!!
Os livros do Nakayama Sensei da  série O melhor do Karatê têm erros de edição em todos os volumes, não pode mais ser usado como referência.
Já li o Fator Kata e nele está explicado o que forma significa.
A forma é imutável.