Autor Tópico: Eficácia dos Katas  (Lida 24451 vezes)

Offline pauloafonso

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
    • http://
Eficácia dos Katas
« Resposta #15 Online: Dezembro 19, 2005, 11:14:31 »
Eu acredito integralmente na eficácia do movimentos dos katas posso falar com esperiência no assunto , pois fui quatro veses campeão brasileiro de karatê tradicional ,KUMIÊ e de oito lutas de vale tudo e hoje depois de tudo isto percebi que sem o katá tudo seria muito mais difícil. ôss!

Offline Hapli-Komo-Leu

• Hero Member
    • http://
Falta letra
« Resposta #16 Online: Janeiro 15, 2006, 17:39:09 »
Olá Joryu!
Se Vc.fizer kata como Vc.escreve,ou treina Kyokushin,ou seu kata só tem 3 movimentos
VÊ SE ESCREVE DIREITO!!$%&!.
O..(só te dou OSS com dois esses quando Vc.escrever com todas as letras)
Hapli

Offline FozzieBear

• Jr. Member
  • **
Eficácia dos Katas
« Resposta #17 Online: Fevereiro 13, 2006, 18:23:02 »
Eu acredito  que treinamento de kata so e eficiente para aqueles karatecas que treinam 5 ou 6 vezes por semana.  Para os que treinam 2 ou 3 vezes (a maioria) existem  exercicios melhores hoje em dia.             Eu particularmente nao gosto de katas, tenho 1,94m de altura e percebo que muitos dos golpes nao se aplicam a pessoas altas.                      Para quem faz karate por defesa pessoal e nao tem muitos dias disponiveis por semana para treinar, entao uma enfase bem maior deveria ser dispensada para jyu ippon kumite e kihon.                         Na Europa muitos dojos ja estao treinando com aqueles escudos (shields) como no Muay Thay, e um treino bem interessante pois se tem  a sensacao de impacto.                                                                      Mas tem aquelas pessoas que gostam de katas simplesmente  por tradicao, competicao ou por puro gosto, entao tudo bem!.                    Eu  basicamente abandonei o karate por que nao queria dispensar boa parte do meu tempo treinando katas, simplesmente a minha opiniao.   Nas entrevistas que li com Richard Amos(Inglaterra) e Scott Langley (Irlanda) , dois karatecas que se formaram no curso de instrutores no Japao (Asai/Kagawa) percebe-se que 70% do treino  e dedicado a kihon, o restante para jyu ippon kumite.  Kata e treinado no tempo livre de cada um.                                                                                                  Ja que estamos frequentando uma academia (dojo) com varios colegas, para que  dispensar tempo com exercicios "solo" = kata?  Acho que seria muito mais proveitoso usar um companheiro para treinar nocao de distancia, reflexo e impacto, coisas indisponiveis em treinamentos de kata.

Offline RicardoCosta

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
Eficácia dos Katas
« Resposta #18 Online: Fevereiro 13, 2006, 20:31:17 »
Olá amigos.

Preciso, com todo o respeito, discordar das colocações desse último post, pois na verdade o kata pode não ter sentido ou supostamente eficiência porque hoje em dia as pessoas não treinam mais com o espírito devido. Tente fazer um kata, como Bassai Dai, por exemplo, com máxima potência e você verá que depois disso, enfrenta qualquer pessoa em um kumite. Kata não é exercício, é treino de espírito. Com respeito a todos,

Oss.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline furite

• Full Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #19 Online: Fevereiro 14, 2006, 06:12:38 »
FozzieBear

acabei de crer que vc NUNCA fez pelo menos um kata a sua vida inteira.

Offline FozzieBear

• Jr. Member
  • **
Eficácia dos Katas
« Resposta #20 Online: Fevereiro 14, 2006, 07:18:42 »
Sim , ja fiz katas na minha vida, todos os 26 da NKK. Hoje em dia (por vontade propria) nao  me recordo mais do que bassai dai e tekki. Simples desinteresse. Para quem gosta de katas, e um otimo exercicio, mas simplesmente nao serve para mim.  Ja estive (e treinei) em varios dojos....Mori(NY), Okazaki (phili), Kissaka (Trenton)Rielly (New Jersey) e aqui no Brasil.  O que me incomoda e ver pessoas  (marrons, shodans, nidans,etc) fazendo aulas inteiras de kata enquanto que muitos nao conseguem nem chutar direito, especialmente mawashi-gueri, yoko-gueri.Vejo excelente lutadores de Muay Thay que nunca fizeram um kata na vida.  Gosto muito  do TREINO de Muay Thay, mas prefiro muito mais os golpes refinados do karate, especialmente os chutes (gueri).  Como disse no meu primeiro "post", acho valido o treinamento de kata para as pessoas que treinam diariamente, para os que treinam apenas duas vezes por semana ja nao acho tao apropriado.  Os antigos mestres (Funakoshi, Mabuni, Miyagi) ja alertavam para o fato que um estudante deveria aprender um kata a cada tres anos.  Obviamente pela necessidade de repeticao, onde se chega ao ideal, ou a quase perfeicao. Nao e o que se ve hoje em dia com essa folia de 26 katas. No grupo do mestre Asai sao ainda mais, uns 50.      Os katas praticados hoje em dia foram criados ha mais de cem anos, talvez mais.   Diz-se que sao golpes que os antigos mestres aprenderam no campo de batalha.  Hoje em dia a "batalha" e totalmente diferente.  Voce nao vai encontrar um samurai perambulando pela rua, mas sim um lutador de jiu-jitsu, chutebox, vale tudo, etc.   Entao, repetindo....para os que nao treinam mais que 2 ou 3 vezes por semana, eu preferiria encontrar uma academia que se concentrasse nun treino  de kihon bem basico, sem muita "firula". Mae, Yoko, mawashi, ushiro gueris,  zuki, enpi, urakem.  E as diversas formas de kumite.    Treinar kata com espirito?  Pode-se fazer a mesma coisa com o kihon!       Acho que um grupo bem avancado de karatecas (shihankai de alguma associacao) deveria designar alguns katas mais aplicados para a realidade dos  dias de hoje, com a inclusao de mawashigueri e ushiro gueri.  Eu treinaria com prazer.      Essa e so a minha opiniao, e se aplica a minha pessoa.   Para isso que existe este forum, nao e?   De que adiantaria um  forum se todo mundo concordasse com tudo?

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
Eficácia dos Katas
« Resposta #21 Online: Fevereiro 14, 2006, 07:31:14 »
O problema com aplicação do kata e que o bunkai está sendo treinado mais para o lado artitistico e pontuação em competição do que uma luta pela sobrevivência.
Se vc fizer aplicação do kata com um sujeito que se vc não defender ele vai ter acertar, ai vc passa a se preocupar mais com a eficiência dos movimentos. O ideal seria aproximar os ataques e defesas o máximo da realidade e repetir bastante.

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline RicardoCosta

• Hero Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #22 Online: Fevereiro 14, 2006, 07:43:09 »
Olá FozzieBear.

Ninguém aqui está desrespeitando sua opinião. Estamos apenas contra-argumentando e discutindo. O fórum não serve para que coloquemos nossa opinião e os outros leiam e pronto, para isso existem bloggs. O fórum serve para intereção, diálogo, discordâncias sádias. Se lermos suas opiniões e não tecermos nenhum comentário ou apenas afirmarmos o que você está colocando ai é que não terá nenhuma serventia esse fórum. Seja bem vindo entre nós, mas saiba que está em um fórum onde o pessoal também tem opinião própria e gosta muito de argumentar uns com os outros.
Com o respeito devido a você e todos os demais companheiros.

Oss,
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline FozzieBear

• Jr. Member
  • **
Eficácia dos Katas
« Resposta #23 Online: Fevereiro 14, 2006, 08:06:04 »
Eu nao disse que a minha opiniao estava sendo desreipeitada.   Os foruns servem para isso mesmo, discussao.  Este seria o forum mais chato do mundo se todo mundo concordasse um com o outro. Sempre ha divergencias.  Este assunto da eficiencia dos katas sempre gera polemica, o que e muito bom.    Eu treino karate simplesmente por saude (otimo exercicio) e defesa pessoal.  Nao tenho interesse em competicao,nem mesmo em exames de faixa. Pasei para a marrom la por 1986 com o sensei Okuda. Fui para os EUA em 88 e la tive que mudar  de dojos 4 vezes por problemas de localizacao.  Sempre tive que refazer os testes de marrom. Acho que sou  faixa marrom quarto dan hoje ! Perdi o interesse por exames de faixa.      Meu outro problema (MAIS UM!) com os katas e que onde se vai se treina de uma maneira diferente.E todo mundo se acha com a razao!      O kata que eu acho o mais  "aplicavel" ou "realistico" e e o meu favorito: heian shodan!

Offline yyz

• Jr. Member
  • **
Eficácia dos Katas
« Resposta #24 Online: Fevereiro 14, 2006, 08:47:41 »
Minha opinião:

Kata é como gramática....A gente não fala como está lá, mas nela está tudo o que precisamos para aprender. Os kata pra mim são a gramática do karate, sem os kata karate não seria karate, seria chutebox, full contact ou coisa parecida.

Quem não quiser fazer kata que vá treinar krav-magá lá no Riiiiooo.:-)

OSS pra todos (à moda Hapli)

YYZ (Alex)
nd the meek shall inherit the Earth...

Offline RicardoCosta

• Hero Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #25 Online: Fevereiro 14, 2006, 09:27:14 »
Concordo com a questão do heian shodan. :)
Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
Eficácia dos Katas
« Resposta #26 Online: Fevereiro 14, 2006, 09:32:26 »
Kata è Karate, Karate é Kata.
 Karate nao é luta, é arte marcial.
Aquele que nao gosta de kata, nao gosta de karate, ou ainda nao entendeu o karate. Procure o jiu jitsu, é mais eficiente como luta.
Se quer uma doutrina, que lhe ensine mais do que a luta, ai sim, treine karate.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #27 Online: Fevereiro 14, 2006, 09:56:25 »
O katsumoto esta virando profeta.

muito legal, só anda meio sumido.

o sumiço serve para o Yano tbm.

OSS.

Offline FozzieBear

• Jr. Member
  • **
Eficácia dos Katas
« Resposta #28 Online: Fevereiro 14, 2006, 11:17:03 »
Nao estou procurando por doutrina nenhuma, e assim como o jiu jitsu, considero o karate extremamente eficiente.  So estou a procura de um treino que de mais enfase a kihon e kumite.  A parte de kata nao me interessa muito.  A nao ser que eu treine 6 dias por semana, ou que eu me torne um dia instrutor de karate.  Como nao pretendo fazer nenhum dos dois, prefiro concentrar o treino na parte que me interessa.

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #29 Online: Fevereiro 14, 2006, 12:01:43 »
FozzieBear

vc ja ouviu falar nos Dragões do Karate, fica em são matheus -SP eles treinam da forma que vc quer sem nenhum kata, é meio violento mais é o que conheço neste tipo de treino que procura.

OSS