Autor Tópico: Eficácia dos Katas  (Lida 24450 vezes)

Offline FozzieBear

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
Eficácia dos Katas
« Resposta #30 Online: Fevereiro 14, 2006, 12:33:11 »
Sim, ja ouvi falar. Mas nao estou  necessariamente procurando outro estilo da karate.  Seria mais facil treinar chutebox.   Gostaria de treinar com o mesmo pessoal de sempre e usar as tecnicas as quais ja estou acostumado. Onde treino todas as tercas e quintas sao dedicadas exclusivamente a katas.  Por que nao dedicar algumas aulas aperfeicoando o basico mais alguns exercicios de kumite.  Nao se esquecam que eu disse que estou disposto a treinar bem poucos dias da semana, dai a razao de "concentrar" o treino na parte que mais da resultados para mim.

Offline FozzieBear

• Jr. Member
  • **
Eficácia dos Katas
« Resposta #31 Online: Fevereiro 14, 2006, 12:48:32 »
Penso que qualquer karateca pode aprender e praticar um eficiente sistema de luta (ou defesa pessoal) apenas "mestrando" tipos especificos de chutes, socos e bloqueios, praticando makiwara/saco e sparring (kumite) sem praticar nem um kata que seja.  Karate pode ser praticado como o boxing, com certeza.  O treino  ideal varia de pessoa para pessoa. Para mim o ideal seria 40%kihon, 30% makiwara e 30% formas de kumite.

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #32 Online: Fevereiro 14, 2006, 13:10:13 »
foi quase uma descrissão do que o dominique valera fez. e outros que deram origem ao full contact.

Se seu interesse é luta este é o caminho, mais deixa muitos tradicionalistas revoltados com isso.

Afinal nos livros do Sensei funakoshi seu treino era só kata basicamente, pois tinha que repeti-los ate o agrado de seu sensei.

A nossa sorte é que no karate tem muita coisa para aprender, cada pessoa pode faze-lo como achar melhor.

treinar mais braço, mais perna, com kata, sem ele, quebramento, mais kumitte, mais contato, menos conatos, etc.

Duvido que em outra arte seja possivel variar tanto como no Karate.

OSS

Offline FozzieBear

• Jr. Member
  • **
Eficácia dos Katas
« Resposta #33 Online: Fevereiro 14, 2006, 13:19:20 »
Sim, o frances Dominique Valera foi muito famoso no seu tempo.  Quanto ao mestre Funakoshi, ja li varias reportagens em que ele foi mais ou menos obrigado a variar o seu sistema de ensino, adicionando ao treino kihon e outros exercicios pois estava perdendo muitos alunos. O japones nao pensa do mesmo modo que o okinawano. Muitas vezes Gichin Funakoshi delegava o treino a algum aluno senior, e ficava apenas observando.  Quando o treino partia para o kumite e suas derivacoes, mestre Funakoshi simplesmente caminhava ate a janela do dojo e ficava a olhar para o lado de fora,  mais ou menos como um "protesto" silencioso.   Mas o karate evoluiu muito de la para ca, com o seu filho e depois M. Nakayama.   Acredito que se treina katas ate hoje com mais assiduidade que o resto somente em respeito as ideias do mestre G. Funakoshi.

Offline Zkorpione

• Full Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #34 Online: Abril 04, 2006, 17:16:33 »
Kata é importante, para mim pelo menos, por dois fatores:

1. Mestres de Funakoshi foram: Soken Bushi Matsumura (direta e indiretamente), Azato e Itosu, então, francamente, se eles tinham kata como base de treinamento para Te/Karate (que seja), eu é que não vou discutir. Foram mestres realmente que tinham maestria. Indiscutível.

2. tem muita jogada de quadril e ritmo (rapido/lento; forte/suave) o que faz vc aprender a respirar, se movimentar e aumenta o poder dos golpes, kata é dinâmico!
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline NijuShiho

• Newbie
  • *
Eficácia dos Katas
« Resposta #35 Online: Julho 25, 2006, 20:30:42 »
O Kata (Punse,Kati...) creio que servem para adiquiri e trabalhar a concentração, respiração, noção de distancia, junto com o proprio treinamento das tecnicas e é tambem  um exelente aquecimento.
 Mas e bem dificio aplica-lo numa luta real sendo um combate muito imprevisto.

Offline Shaolin

• Full Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #36 Online: Julho 25, 2006, 21:36:08 »
Acho que só quem treina pode comentar isso. A técnica é mais valiosa que a força bruta.

Outra coisa: Combate real não é em um ringue, aí já seria esporte.
Abraço à todos.

Offline TaeKwonDo

• Hero Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #37 Online: Julho 26, 2006, 12:03:19 »
OSS
Os katas,pomsets,cati(não sei se é assim que se escreve :D ) servem para tudo isso e muito mais por exemplo quando vc treina muito a coisa fica no sangue e ai quando vc precisa pelo instinto vc realiza a ação e o resultado é impressionante vc ataca como reação a um estimulo de perigo eminente.Os sebom,dubon e anjua(TKD) kihon ippon(karate) servem para mesma coisa.

Offline abacate

• Newbie
  • *
    • http://
Eficácia dos Katas
« Resposta #38 Online: Julho 26, 2006, 12:37:57 »
Citação de: "samurai"
foi quase uma descrissão do que o dominique valera fez. e outros que deram origem ao full contact.

Se seu interesse é luta este é o caminho, mais deixa muitos tradicionalistas revoltados com isso.

Afinal nos livros do Sensei funakoshi seu treino era só kata basicamente, pois tinha que repeti-los ate o agrado de seu sensei.

A nossa sorte é que no karate tem muita coisa para aprender, cada pessoa pode faze-lo como achar melhor.

treinar mais braço, mais perna, com kata, sem ele, quebramento, mais kumitte, mais contato, menos conatos, etc.

Duvido que em outra arte seja possivel variar tanto como no Karate.

OSS

Offline Shaolin

• Full Member
Eficácia dos Katas
« Resposta #39 Online: Julho 26, 2006, 12:42:33 »
Existem outras artes com bastante variações. O Kung Fu, o Ninjutsu, o Kenpo e o Hapkido são bons exemplos. Utilização de socos, chutes, torções, armas, imobilizações... Cada pessoa tem uma forma de se adaptar. Concerteza alguns terão um chute mais alto, outros um soco mais poderoso, etc... Depende do objetivo de cada praticante.

Offline Sidão

• Newbie
  • *
Re: Eficácia dos Katas
« Resposta #40 Online: Fevereiro 25, 2009, 20:55:00 »
  Concordo plenamente, haja vista , que eu conseguí melhorar a dureza do meu tornozelo, através do katá. rsrsr OSS!!!!!!

Offline caio d elia

• Jr. Member
  • **
« Resposta #41 Online: Fevereiro 25, 2009, 22:19:14 »
Acredito que o Kata é mais um instrumento que nós praticantes de Karatê temos em nosso arsenal de treinamento.
Não acredito que ocorra uma transferência direta das habilidades adquiridas com o treinamento do Kata para situações reais de luta, portanto o Kata não deve ser treinado isoladamente e sim como complemento de um programa estruturado de treinamento.
O treinamento do Kihon, do Kata, o treinamento com aparelhos(saco,makiwara,elástico) e o Kumite são todos muito importantes, mas a individualidade deve ser respeitada, e acredito que a necessidade por este ou aquele instrumento de treinamento muda entre nós, assim como a fase de treino em que cada um se encontra.
Oss.

Offline Toha

• Sr. Member
  • Karate-dô Shotokan.
« Resposta #42 Online: Fevereiro 26, 2009, 08:31:25 »
Nos nossos treinos, o Sensei utiliza algumas partes isoladas dos Katas e manda a gente treinar em duplas. Tipo, um ataca e o outro defende e faz o contra-golpe utilizando a parte do Kata em questão. ::)
Mas na hora do Jyu-kumite, vamos concordar, a gente só usa o "feijão com arroz" mesmo. :D
Mas é claro que a gente não treina apenas dessa forma...
hehe...
Oss...
 8)

Offline Silas Fernandes

• Newbie
  • *
« Resposta #43 Online: Fevereiro 26, 2009, 16:31:18 »
 ;DBom galera é logiko q sobre kd tema teremos opiniões completamente avessas uns aos outros//o kata é de onde saiu o karate isso é e sempre sera inegavel pois karate sem kata não é karate pode ser qualquer coisa menos karate,agora com relação ao sensei dar enfoque ao kata,isso esta muito vago,ele da enfoque a que tipo de kata ?pq eu concordo q dar enfoque ao kata apenas de maneira estetica é praticamente a mesma coisa q nada//agora a pratica do kata de maneira correta onde c treina bunkai,aplicação do mesmo e variações é muito rica// anteriormente o treino era só de kata e bunkai e nem por isso deixou de ser efeciente pelo contrario pois foi com base nesse treino q os okinawanos  ou okinawaenses conseguiram defender suas vidas contra adverssarios armados//agora pratica do bunkai com relação a lutas de contato de fato é algo q vai acrescentar poukissiomo ou praticamente nada pq  a pratica de contato  é desporto,o desporto tem regras e os golpes do kata visam bater em pontos estrategicos do corpo cujo a maioria não é permitida em desporto e sempre ou quase sempre acaba visando fraturas,invalidez ou morte,ou seja este treino e valido para situações de sobrevivencia mesmo.
Com relação ao tema kata existe muita coisa historias,aplicações,bunkais variações e alguns deles possuem conteudos terapeuticos pelo q li.Agora na minha simples opiniao
o japones não evoluiu o karate.Pelo q ja li sobre essa historia o karate era marginalizado e uma vez ele tentou sair da marginalidade através das mãos do mestre Itotsu(o mestre do funakoshi)porem o karate possuia na epoca muitas caracteristicas chinesas como os nomes do katas dentre outras coisas e o japão não gostava nem um poko da china por causa da guerra passada,entao mais tarde o mestre funakoshi levou o karate ao japão porem para q o mesmo c torna-se aceito ele teria q fazer alterações,entao funakoshi sensei alterou os nomes dos katas acrescentou mais alguns katas e modificou as bases
dando uma caracteristica diferente ao estilo shorin de okinawa transformando-o em um estilo de carateristicas proprias q foi reformulado em solo japones e esse estilo é o meu tão amado(não por mim mas por muitos e odiado por outros)shotokan mas em minha simples visão isso não faz do shotokan um estilo japones,creio q os unicos estilos japoneses de karate q existem são o wado ryu e o kyokushin q nasceram mesmo no japão o shotokan é o shorin soq reformulado e com caracteristicas proprias e foi por causa disso apenas q ele foi aceito,isso pelo q pude ler mas em minha opinião o shotokan continua sendo de okinawa ,tambem li q kem criou o kihon foi o Itotsu quando ele começo a ministrar aulas nas escolas de okinawa para q pudesse facilitar a forma de ensino,pelo q li as outras variações como jyu ippon jyu kumite kihon ippon dentre as outras q seguem essas areas foram atribuidas a gigo funakoshi sensei para facilitar ainda mais o aprendizado e q o shiai kumite foi criado por nakayama contra a vontade de funakoshi(nada contra pq eu amo shiai)bom eu li isso tudo no wikipedia kem kiser ler pra acrescentar alguma coisa e so ler a historia do shorin,apesar q axo q a historia deve ter variações kem tiver versões diferentes por favor postem ai pra gente evoluir mais e aumentar ainda mais nossso conhecimento,agora com relação ao treina de kata eu axo q esta mais q correto dar enfoque a isso pq o kata melhora tudo até mesmo o shiai os grandes nomes do shiai mundial tiveram um grande trabalho de kata oq lhes proporcinou melhor tecnica e mais potencia exemplos como lefreve aghayev dentre outros oSSS   

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #44 Online: Fevereiro 26, 2009, 18:03:36 »
Oss,

Partindo do significado literal do termo Kata, que significa literalmente - e sem extravio de tradução - "forma".

No meu entendimento, falando o mais superficial possível, Kata é um exercício de fixação, pois todos nós sabemos que quanto mais se repete, mais seu sub consciente absorve.

No Kata, são: ordem correta, começo e término, significado de cada movimento, consciência do alvo, ritmo e respiração adequada as máximas em sua execução.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que; se o desenvolvimento de seu Kata se enquadrar corretamente nessas máximas, ele por sua vez estará dentro de um PADRÃO, fator responsável pela tal "Eficácia dos Katas".

Portanto, tornar um Kata eficaz é seguir o PADRÃO.

-//-

Entretanto, saber se todos os movimentos existentes nos Kata são aplicáveis em situações de risco ou de praticidade, convém ao executor, pois nem todos os socos atingem os mesmos alvos - é como chutar Mawashi-Geri podendo utilizar um simples "peteleco".

-//-

Creio eu que deve-se explicar melhor o que quer dizer "Eficácia no Kata", pois o tópico ficou muito vago...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.