Autor Tópico: Arbitragem  (Lida 3197 vezes)

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Arbitragem
« Online: Agosto 11, 2005, 10:44:20 »
Vou deixar aqui a mesma pergunta do tópico do kata...

O que é exigido hoje para se tornar arbitro em Shiai Kumite?

Na minha época além das provas teóricas vc arbitrava e lutava num sistema de revezamento.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Arbitragem
« Resposta #1 Online: Agosto 17, 2005, 10:36:21 »
Não temos árbitros no forum???
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Neto110

  • Visitante
Arbitragem
« Resposta #2 Online: Agosto 17, 2005, 22:09:36 »
Acho que vale a discussão que está lá: experiência.

Sobre a questão das classes de árbitros que voc~e citou lá é algo como a JKA faz?

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Arbitragem
« Resposta #3 Online: Agosto 18, 2005, 07:28:13 »
Acredito que sim, mas meu objetivo é esquecer um pouco esse negócio de jka ou seja la o que for...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Arbitragem
« Resposta #4 Online: Agosto 18, 2005, 07:29:07 »
O ideal seria sim citar como é feito na entidade mas sem menosprezar as outras...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Dan

  • Visitante
Arbitragem
« Resposta #5 Online: Outubro 26, 2005, 15:59:42 »
Eu vo responder a vcs....

Competencia...Competencia, fiabilité, saber dirigir 2 Formule 1 no mesmo momento e calmar o fogo...E muito difficiu...

Julgamento Kata e uma coisa.
Julgamento Kumite e outra.

Vc ache q???? :roll:

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Arbitragem
« Resposta #6 Online: Outubro 27, 2005, 10:15:49 »
Na minha opinião o Karate de hoje está direcionado sómente para as competiçoes,inclusive na JKA, onde insistem que o Karate deles é ainda Marcial.Marcial nada, os Japas estão também infectados com o Virus das competiçoes.
A procura real do Karate do está em se localizar as próprias fraquesas e feiuras dentro de cada um.Aí nao mais interessa ganhar ou perder, arbitros etc. Antes de limpar o mundo, precisa-se primeiro limpar a sua casa.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline lukel

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 183
  • Votos: +0/-0
Arbitragem
« Resposta #7 Online: Outubro 27, 2005, 20:51:42 »
concordo com katsumoto em genero numero e grau!
Oss.

Offline Shogundai

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 30
  • Votos: +0/-0
Arbitragem
« Resposta #8 Online: Outubro 28, 2005, 10:16:49 »
A Competição hoje em dia também no Karate é um mal neceessário. A Arbitragem são o garante dessa mesma competição, introduzindo cada vez mais regras ao chamado Shiai/Kumite e ao Shiai/Kata. É impossivel vivermos sem competição. Será?. O Negócio da competição são um dos grandes pilares de quase todas as Associações e Federações de Artes Marciais e nomeadamente de Karate. Como disse a Competição é um mal necessário, e a Arte Marcial cada vez descampa mais para se perder o espírito marcial, o espírito do guerreiro. Mas cabe-nos a todos nós não deixarmos morrer o Karate Marcial, embora deixemos um cantinho para a Competição Desportiva, que tem sem dúvida a sua importância neste âmbito do Karate. Já não temos entre nós o Mestre Gicgin Funakoshi, para que proiba a competição em Karate, mas como diz o ditado "Se não podes com eles, então junta-te a eles". Embora eu pense com a minha cabeça, e saiba distinguir o Desporto da Arte Marcial.

Offline lukel

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 183
  • Votos: +0/-0
Arbitragem
« Resposta #9 Online: Outubro 29, 2005, 19:43:28 »
eu acredito que todos os amantes da arte marcial real temos esse pensamento.
Oss.

Offline Lusitano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 170
  • Votos: +0/-0
    • http://
Arbitragem
« Resposta #10 Online: Novembro 21, 2005, 11:52:01 »
Caros colegas!!

Participei nesse dominqo dia 21/11 do Campeonato Brasileiro da FBKK(Federação Brasileira de Karate-do e Kobu-do), mais uma dessas federações espaladas por aí, mas o pessoal é legal, a competição estava usando as regras antigas do shobu-sambon, mas utilizava protetores de cabeça, de tórax, e eu costumo sempre usar protetor de canela mas por incrível que pareça não deixaram usar, mas tudo bem, a maior foi quando estava disputando a semi final em uma disputa de golpe, meu adversário soltou um gyaco jodan e eu entrei com gyaco tchudan no deay, apesar de achar que meu golpe chegou primeiro, tomei o dele bem no olho e com bastante força, tombei mas levantei antes da contagem, chamaram o médico e ele não queria deixar eu lutar mais, então falei que estava bem apenas vendo um pouco embaçado, ai que veio a surpreza, o arbitro central chamou os outros arbitros e ficaram discutindo, ao voltar para recomeçar a luta, o arbitro deu falta para o meu adversário e em seguida ponto para ele também, fiquei sem entender nada!!continuei a luta e acabou empatada, no etcho-sen acabei perdendo em outro lance duvidoso, acabei ficando em terceiro, no final fui conversar com os arbitros e perguntei o que eles haviam marcado e a resposta foi mais absurda ainda, falaram que apesar do golpe dele não ter controle ele pontuou, estou relendo as regras antigas e não encontrei nada desse tipo, e sim que sempre que existe uma falta o golpe não pode ser pontuado.

Abraços!!

Deni Bravo/Ass. Gaviões/Lusitano.
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Arbitragem
« Resposta #11 Online: Novembro 21, 2005, 12:28:47 »
Pode parar de procurar Lusitano, vc não vai encontrar um absurdo desses em nenhum regulamento, a não ser que alguem invente um próprio.

Agora ve se da próxima vez mergulha cobrindo o rosto....rsrsr

Brincadeira!

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Lusitano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 170
  • Votos: +0/-0
    • http://
Arbitragem
« Resposta #12 Online: Novembro 22, 2005, 09:18:45 »
HEHEHEHE!!!!!!Agora to treinando gyago com uma mão e a outra bato na minha testa!!! assim não tomo do adversário!!melhor a minha do q a do adversário!!!!!hehehehehehe!!!!

Abraços!!

Deni Bravo/Ass. Gaviões/Lusitano.
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano