OSS! :lol:
A essência das técnicas do Karatê-Dô é o kime. O propósito do kime é um ataque explosivo ao alvo usando a técnica apropriada e o máximo de força no menor tempo possível. (Antigamente, havia a expressão ikken hissatu, que significa "matar com um só golpe", mas concluir que matar seja o objetivo dessa técnica é tão perigoso quanto incorreto. É preciso lembrar que o karateka de antigamente podia praticar o kime diariamente e com uma seriedade mortal usando o makiwara (aparelho que ajuda a fortalecer o golpe).
O kime pode ser realizado por golpes, socos ou chutes, mas também pelo bloqueio. Uma técnica sem kime jamais pode ser considerada um verdadeiro karatê, por maior que seja a semelhança. A disputa não é nenhuma exceção, embora seja contrário às regras estabelecer contato por causa do perigo envolvido.
Sun-dome significa interromper a técnica imediatamente antes de se estabelecer contato com o alvo (um sun eqüivale a cerca de três centímetros). Mas excluir o kime de uma técnica não é o verdadeiro Karatê, de modo que o problema é como reconciliar a contradição entre kime e Sun-dome. A resposta é a seguinte: determine o alvo levemente adiante do ponto vital do adversário. Ele então pode ser atingido de uma maneira controlada com o máximo de força, sem que haja contato.
Um Abraço e Bons Treinos
SHOGUN
OSS! :lol: