Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faa o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativao?
Abril 11, 2025, 23:30:05
Incio
Frum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Kumite
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
A eficiência do uti-ukê

« tpico anterior
tpico seguinte »
Imprimir
Pginas: [
1
]
2
Autor
Tópico: A eficiência do uti-ukê (Lida 8156 vezes)
kaleo
Full Member
Votos: +0/-0
A eficiência do uti-ukê
«
Online:
Julho 03, 2004, 15:18:53 »
Salve all.
Estou tentando fazer um estudo sobre a eficiência do uti-uke nos kumitês. Digo isso porque treinei recentemente com um cara, que fazia muito bem o uso do uti-ukê nas defesas. Quando eu atacava, ele defentida no uti-ukê, e contratacava muito bem... tentem imaginar... você defende em uti-ukê um golpe - vc abre a guarda de seu adversário.
Eu não uso o uti-ukê nos kumitês. A tendência que tenho, ao defender os socos que vêem na altura de tchudan é defender em tenshô. Só que... muitas vezes, principalmente quando a defesa é de cima para baixo, a defesa apenas abafa o golpe... e não o tira propriamente dito.
Eu tentei utilizar o uti-ukê nas defesas... mas não me senti confortável. Daí, tive a impressão que a defesa em uti-ukê teria maior aplicabilidade quando vc é mais baixo que o seu adversário... para que ela se encaixe perfeitamente ao golpe dele.
O que vocês acham?
[]s
Sr. Member
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #1 Online:
Julho 03, 2004, 19:02:51 »
Kra, eu acho que altura nao interfere, eu tb me sinto desconfortavel com essas defesas como uchi-uke ou soto-uke. Creio que e pq nao constumam insentivar o uso destas, e sim as defesas com a palma da mao ou teisho.
Valeu
Hero Member
Votos: +1/-0
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #2 Online:
Julho 03, 2004, 22:52:21 »
kaleo e black,
Não boto fé no utiu-ke no shiai. Preconceito bobo, mas não boto fé.
Enxergo mais este golpe como um daqueles formadores de base,
tipo ague-uke, ou o próprio soto-uke.
[]´s
BigBoy
Sr. Member
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #3 Online:
Julho 04, 2004, 00:27:08 »
Aew, nao queo uti-uke ou qualquer outras dessas defesas nao funcionem, eu acho que e so falta de costume.
Valeu
Newbie
Dúvida de muitos... resposta simples! TREINANDO....
«
Resposta #4 Online:
Julho 04, 2004, 01:18:08 »
Eu também sempre pensei nisso, como que eu vou usar o uti-uke ou o soto-uke? são defesas quase que impossiveis de por em pratica em um kumite, mas como você mesmo viu esse artista marcial pondo em pratica o uti-uke e contra-atacando com sucesso, só podemos chegar a uma conclusão: poder todos nós podemos, se sentir desconfortavel todos sentimos, mas temos que treinar muito... para um chute sair pperfeito temos que treinar esse chute, da mesma forma é com o uti-uke. Que tal treinar-mos mais o uti-uke e sempre esta tentando aperfeiçoar as defesas que de inicio parecem impossiveis de usar? Se existe essa defesa no kihon é porque são possiveis de por em pratica em um kumite, afinal eles existem para serem praticados em kumite....
Abraços.
Saudações desportivas, OSU!
Karatê-Dô Kyokushinkai-kan Oyama
Bl4cKtH0rN
Sr. Member
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #5 Online:
Julho 04, 2004, 01:30:00 »
Vc tocou num ponto interessante. Se elas existem nos katas e kihons e pq tem aplicacoes.
Full Member
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #6 Online:
Julho 04, 2004, 15:02:24 »
Justamente.
E como disse no meu primeiro post, o cara que me referi usa muito bem a defesa. Eficiente mesmo... e levou vantagem na luta devido a isso.
Por isso estou interessado em fazer este estudo. Eu pude ver com clareza a eficiência da aplicação do uti-ukê como defesa em um shiai.
Abraços.
Full Member
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #7 Online:
Julho 06, 2004, 17:49:22 »
OSS!
Uma das finalidades para que o Karate foi criado foi precisamente para a Defesa Pessoal contra um ou mais agressores.
Nesta prespectiva salienta-se em primeira instância a defesa contra a agressão.
Nos Katas do Estilo de Karate Tradicional Shotokan, todos eles se iniciam com uma defesa.
Este é um conceito quase universal seguido por a grande maioria dos estilos de Karate Tradicionais Japoneses.
Como Praticante e Instrutor de Artes Marciais desde á mais de 38 anos e respeitando todo o Universo Marcial, bem como os meus Professores de Artes Marciais, bem como atendendo ás situações reais e não fiticias ou de treino combinado, digo NÃO ás Defesas, sejam elas quais forem, sejam elas com mão aberta ou com mão fechada, ou defesas de pernas ou defesas com os cotovelos.
Digo Não a todas as Defesas sejam elas quais forem.
Perguntam-me vocês.
"Então o SHOGUN não treina as Defesas?".
Resposta do SHOGUN:
Treino as Defesas do Karate Tradicional tanto em Kihon, como em Kata, como em Kumité passando logicamente por as várias etapas do Kumite, mas sem chegar ao Jyu-Kumite ou Combate Livre. Neste caso não faço qualquer defesa contra o meu adversário.
Treino igualmente outro tipo de Defesas que fazem parte de outras Artes Marciais que também pratico tais como o Aiki-Do, Hapki-Do, Kenpo-Karate e Kosho-Ryu Kenpo.
Perguntam-me vocês.
"Então se pratica tanto as Defesas e mais algumas porque é que não as utiliza?"
Resposta do SHOGUN:
"A minha Defesa e estratégia num Combate quer seja competitivo (Shiai) quer seja numa Luta Real de vida ou de morte, é sempre o ATAQUE ao adversário ou ao Inimigo".
Meus senhores, todos nós temos uma cabeça para pensar, apesar de ouvir-mos os conselhos e ensinamentos dos nossos Instrutores, o que terá sempre que prevalecer é a Nossa Vontade o Nosso Livre Arbitrio.
O melhor Conselheiro e Mestre somos nós próprios apesar de não dispensarmos os ensinamentos do nosso Sensei.
Quando no meu treino pessoal pratico as 26 Katas do meu estilo (Shotokan) estou a praticar fundamentalmente as defesas básicas do Karate, mas eu não me preocupo com as defesas, mas sim com a execução técnica perfeita e ritmo certo de cada Kata que treino, o treino dos Katas dá-me fudamentalmente resistência física, o que me irá ajudar eventualmente um Combate arbitrado ou numa Luta Real.
Neste particular e querendo responder ás várias correntes de opinião, e baseado na minha experiência pessoal, digo-vos que em situações de Combate (Competição - Shiai) as técnicas de defesa com a mão aberta levam sempre vantagem.
Quero no entanto abrir um particular:
"Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço".
Nas minhas aulas é muito frequente eu ensinar o que será e é politicamente correcto, indo de acordo com a vontade da maioria dos alunos, mas uma coisa é o que é correcto outra coisa é o que será válida numa situação real. Eu dou 2 exemplos:
Num treino com arma de fogo, eu ensino a utilizar os pontapés voadores, o que na realidade é incorrecto, basta pensar se temos o azar de falhar o alvo arriscamo-nos a correr perigo de vida.
O correcto seria ensinar técnicas de desarme com as mãos nuas. Será a técnica mais correcta e sensata, visto que existe maior possibilidade de desarme do adversário e consequentemente de ter êxito.
Num treino com faca ou punhal, eu ensino a utilizar as mãos nuas, desarmando assim o adversário, o que é politicamente correcto.
O correcto seria ensinar técnicas de desarme com os pés utilizando as técnicas de pernas ou pontapés voadores que mais se adaptam ás diversas situações de ataque com faca ou punhal.
Vejamos:
Se utilizo as mãos nuas e se sou lento na execução nas técnicas de controlo, desarme ou luxação, eventualmente poderei me ferir ou cortar. A decisão mais correcta para este tipo de ameaça é sem dúvida a utilização das pernas dos pontapés, em virtude de que as pernas tem um maior alcance e em potencia serão mais perigosas de causar dano ao inimigo, temos que analisar as coisas nesta prespectiva.
Como eu disse anteriormente eu penso com a minha cabeça não com a cabeça do meu Instrutor ou Mestre.
O Treino do Budoca ou do Karateca é um treino completo onde tudo é treinado e nada pode ser descurado. Mas uma coisa é o treino outra é o Combate Competição e outra é uma Luta Real onde tudo vale para derrotar o inimigo.
Deixo-vos estas considerações e vivências pessoais para todos vocês de debruçarem e para manifestarem a vossa opinião.
Um Abraço
SHOGUN
OSS!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”
Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais
User28
Visitante
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #8 Online:
Fevereiro 01, 2005, 20:43:57 »
Caro amigo,
Considere a seguinte situação e vc descobrirá para que serve o Uti-Uke.
Vc está sendo ameaçado por dois adversários, um está à sua frente pronto p/ o ataque. O outro está a seu lado.Vc está com as mãos abaixadas e unidas como no início do kata bassai dai, tentando mostrar-se descontraido e relaxado.
Se o seu adversario que esta do seu lado ataca-lo primeiro a defesa Uti-uke será mais util e rapida do que a soto uke, nao concorda??
Se vc estudar os Katas básicos Heian Sandan e Heian Godan verá que a situação é exatamente esta.
Acho que agora vc entendeu não é mesmo???
Newbie
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #9 Online:
Fevereiro 01, 2005, 23:24:25 »
Oss.
Um questionamento para a superior análise de vcs!
Sobre o ponto que Shogun tocou:
Treinamos algo que na prática não é muito útil. Em uma situação real é melhor usar outras técnicas que as que aprendemos como sendo as corretas para a situação. (Se é que entendi direito).
Não seria então mais coerente fazermos um curso de defesa pessoal e praticarmos com assiduidade essas técnicas em vez que fazermos karate como uma arte marcial que posso usar quando vier a precisar?
Vejam que não coloco aqui a grande vertente filosófica da nossa arte.
Se não fui suficientemente claro, fico à disposição de todos!
Oss.
Alexandre
Visitante
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #10 Online:
Fevereiro 02, 2005, 06:20:13 »
O ponto é interessante.
Todas as técnicas tem suas vantagens. Alguams são mais rápidas (uti-uke) outras são mais fortes.
NO sambom kumite não utilizamos uti-uke e sim soto-uke porque? Acredito que o uti-uke tem mais eficiência em situações aonde a velocidade do adversário nos exige sabaki ao invés do tradicional deslocamento para trás.
O grande problema é ter o treinamento suficiente para isto para reagir assim numa competição. Já em situação real sem regras, vou continuar refletindo antes de fazer considerações.
Full Member
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #11 Online:
Fevereiro 02, 2005, 08:09:55 »
Sem querer criar polemica... treinei karate por anos e raremente usei as defesas como elas são treinadas no kihon... pelo menos não em uma luta... a não ser em situações onde o ataque é inesperado em que, por reflexo, eu até hj acabo usando o age uke ou a gedan barai...
Mas é dificil utilizar essas defesas com eficicacia pois mesmo que o primeiro ataque seja defendido e contra golpeado o segundo fatalmente nos atingirá, acredito que seja mais eficiente erguer os dois braços e proteger o rosto e com o cotovelo e joelhos a barriga, assim os movimentos de defesa ficam mais curtos e rapidos...
Visitante
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #12 Online:
Fevereiro 02, 2005, 10:17:47 »
Sua fala é interessante Sakuraba, mas como você mesmo disse o reflexo às vezes traz o que você treinou, acredito que é isto que foi perguntado.
Global Moderator
Hero Member
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #13 Online:
Fevereiro 02, 2005, 10:33:50 »
Ola,
Ao contrario do Sakuraba, sempre utilizo as defesas mesmo em combates contra dois oponentes, e para ficar mais rapido uso golpes simultaneos como o age uke junto com o giako tsuki, defesa e ataque juntos.
Jr. Member
A eficiência do uti-ukê
«
Resposta #14 Online:
Fevereiro 03, 2005, 16:07:26 »
Olá,
só pra acrescentar...
numa luta de campeonatos, pontinhos, acertou primeiro ganhou, as defesas como no kihon são muito dificil de serem utilizadas...
Porque num campeonato vc supõe que o cara não quer te matar, então vc opta por uma defesa simplificada para contragolpear mais rápido...
Mas numa luta "real" acho que o karateca vai optar por uma defesa mais "forte", já que sua vida depende disso... Mas é claro, vale lembrar que essa defesa também não deve ser identica a do kihon... "jogo é jogo e treino é treino" ou "luta é luta e kihon é kihon"...
No Kihon treinamos um movimento completo que ajuda no fortalecimento das partes do corpo envolvidas e na eficiencia do movimento... Na hora de bater em alguém o movimento não será identico ao do kihon, nem por isso o kihon é algo inútil...
até mais,
Fabio Okuyama
Pginas: [
1
]
2
« tpico anterior
tpico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»