Autor Tópico: Agressão Real!  (Lida 3257 vezes)

Offline Shogun

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Agressão Real!
« Online: Novembro 30, 2004, 13:51:41 »
OSS!

Nesta sociedade moderna em que vivemos e que fazemos parte integrante, e que a ameaça física, paira sobre o cidadão do século XXI, é necessário ao Homem procurar formas de auto-defesa, tanto para si como para a sua família.

Neste contexto a prática das Artes Marciais podem ser e são de certeza um bom recurso.

Sejamos realistas:

Será que por sermos detentores de um grau de Cinto Preto em determinada Arte Marcial, nos irá resolver uma situação de agressão real com uma arma de fogo? faca ou punhal?

Será que o treino que realizamos 2, 3 ou 5 vezes por semana, no Dojo, nos garante a sobrevivência contra um ataque de arma de fogo ou faca?

Será que o nosso treino está vocasionado para este tipo de ameaça?

Este é um Foro basicamente de Karatecas, embora e muito naturalmente possa existir praticantes de outras Artes Marciais, como é o meu caso. Naturalmente e falando numa experiência Marcial de mais de 38 anos de prática, quero-vos dizer que os vários tipos de Kumité sem excepção não visam a defesa contra um ataque de pistola ou de faca.

Então como resolvo este problema?

Praticando uma outra Arte Marcial em complementariadade ao Karate?

Qual então seria essa outra Arte Marcial?

Terão que se inteirarem das várias Artes Marciais que preveem, e estão vocasionadas para a defesa pessoal contra uma faca ou punhal, pois contra uma pistola ou revólver não há neste mundo qualquer tipo de defesa. Existe é todo um treino muito específico e mental para fazer frente a este tipo de ameaça. Pois o menor descuido nosso, pode originar a nossa morte.

É este tipo de situações que temos que pensar, situações de ameaça real isto é fundamental para a nossa progressão intelectual, física, técnica e psicológica. Claro se somos jovens pensamos também nos Campeonatos, no aperfeiçoamento da nossa técnica em Shiai (kumite) e na boa forma ao executar-mos o nosso Tokui-Kata Kata Preferido (Goju-Shiho-Dai "o meu").

Deixo-vos pois esta questão e proponho-vos que meditem sobre esta questão e esta possível ameaça a que todos nós poderemos estar sujeitos na nossa vida quotidiana.

Um Abraço e Bons Treinos

SHOGUN

Oss!
 :lol:
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Agressão Real!
« Resposta #1 Online: Novembro 30, 2004, 14:24:07 »
Ola Shogun,

Apesar de hoje ter debatido bastante sobre filosofia.

Acredito que o Karate não precisa de complemento de outra luta, isso por que tbm ja pratiquei outras lutas.
O que vejo é que num combate real apenas mostramos a forma como treinamos em nosso dia a dia .
Exemplo :
O praticante que treina com pouco empenho terá um karate ruim.
O praticante que treina exclusivamente para campeonato e vive se policiando no contato dos golpes devido as regras, pode exitar na hora real.
O praticante que treina para o confronto real, tambem pode exitar por não ter o espirito pronto para isso.
Um confronto real onde sua vida esta em jogo pode levar um praticante a ter que matar um outro ser vivo, para permanecer vivo.
É muito dificil tomar esta decisão e mais ainda executa-la sem arrependimento ou remorço.
Toda Arte Marcial bem treinada é mortal, poucas pessoas percebem que quando vc domina um golpe, vc se conhece mais sabe seus pontos fracos e fortes, e naturalmente passa a ver pontos fracos nos adversario.
Voce vê o espaço se abrindo e coloca o golpe certo no lugar certo.
E isso pode ser fatal.

O Estudo do Karate envolve mais do que chutes e socos. Aprendemos sobre anatomia humana, psicologia, pedagogia, massagem e ate medicina, nutrição.

Neto110

• Visitante
Agressão Real!
« Resposta #2 Online: Novembro 30, 2004, 17:05:23 »
Boas considerações de ambos.

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
Agressão Real!
« Resposta #3 Online: Fevereiro 14, 2005, 23:55:28 »
Olá,

concordo que o Karate é uma arte marcial que permitiria a pessoa que domina o karate usar como arte letal.
    A filosofia envolvida no karate nos diz para não utilizarmos para bater em outros, mas devemos estar prontos (caso necessário) para matar ou morrer.

então como fica, o praticante do seculo XXI que o Shogun falou???
    Por exemplo eu, treino karate, nunca briguei na rua, de vez em quando faço uns pontinhos em campeonatos...

Com o treinamento posso melhorar a qualidade/força dos golpes, mas como posso saber que funcionariam em uma situação real?? contra um adversário aleatório? contra um civil não treinado e briguento num bar barra pesada??

O que alguém com essa dúvida deve fazer? permanecer com a dúvida? procurar um bar mal-frequentado? montar um clube da luta?

até mais,

Fabio Okuyama

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Agressão Real!
« Resposta #4 Online: Fevereiro 15, 2005, 07:24:56 »
Citação de: "Okuyama"

então como fica, o praticante do seculo XXI que o Shogun falou???
    Por exemplo eu, treino karate, nunca briguei na rua, de vez em quando faço uns pontinhos em campeonatos...

Com o treinamento posso melhorar a qualidade/força dos golpes, mas como posso saber que funcionariam em uma situação real?? contra um adversário aleatório? contra um civil não treinado e briguento num bar barra pesada??

O que alguém com essa dúvida deve fazer? permanecer com a dúvida? procurar um bar mal-frequentado? montar um clube da luta?

Ola Okuyama,

Para tentar tirar as duvidas sobre seus golpes quebre telhas, blocos, madeira, gelo, etc. Se quebrar tudo isso com certeza fará um belo estrago no adversario.
Agora nenhum destes item acima reagem, brigar em um bar ou na rua não é bom só se todos os recursos de sanar o problema ja tiver falhado.
O mal de quem briga na rua é ser acertado primeiro, e de quem nunca brigou é ser acertado.
Então se um dia acontecer com vc ( espero que não), bata primeiro e se for acertado, seja mais rapido.
Seja calmo, não esqueça o que aprendeu, pois este é o maior erro de quem treina.
não deixe a raiva tomar conta de vc, isso endurece o corpo atrapalha a técnica .

E o principal observe as pessoas e locais onde esta e ao primeiro sinal de que algo errado pode acontecer vá pra casa.

Obs: desde que começei no karate minha unica decepção foi no dia que fui obrigado a usa-lo na rua. Me senti um lixo depois de colocar tres caras no chão.

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
Agressão Real!
« Resposta #5 Online: Fevereiro 15, 2005, 11:57:31 »
Olá,

bom, mesmo treinando shiai ou um jyu-kumite mais pesado, fazendo alguns quebramentos, sempre restam algumas dúvidas...

tipo se um cara ficar parado na minha frente que nem um makiwara, eu acredito que derrubo ele... mas quanto a estar pronto para uma situação real é outra história...

o cara pode vir com uma cadeira na mão, ter amigos escondidos, o terreno não vai ser o dojo que estamos acostumados e inumeros outros fatores...

O que acham? seguir os preceitos e ficar na dúvida ou sair da linha pra saber se está preparado? acredito que esta deva ser a dúvida do artista marcial moderno. Qual a opnião de vcs?(sem moralismos exagerados)

É claro que devemos ter cautela pra falar sobre isto, pois isto se encontra próximo a linha que divide os artistas marciais sérios e os pit-boys que fizeram 2 aulas de qqer coisa e vão procurar brigas por aí...

até mais,

Fabio Okuyama

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Agressão Real!
« Resposta #6 Online: Fevereiro 15, 2005, 13:42:44 »
ola Okuyama

quanto ao lugar da luta ser fora do dojo, onde eu treinei nos iamos treinar na rua as vezes em praças onde o terreno é bastante acidentado, lugar com areia, pedra.

Isso ajuda bastante, variar os lugares, nos faziamos isso aos domingos em treinos especiais saiamos 7:00hs da manhã e depois de correr muito paravamos e começavamos os combates sem dar tempo de alguem estudar o terreno antes.

José Araujo

• Visitante
Re:Agressão Real!
« Resposta #7 Online: Setembro 20, 2012, 00:06:22 »
Agressão real o negócio é bater primeiro e abrir corrida, nunca se sabe se tem arma na jogada.

Offline Seido

• Jr. Member
  • **
Re:Agressão Real!
« Resposta #8 Online: Setembro 20, 2012, 00:10:50 »
José eu nem sei se é o caso de bater primeiro, a questão é mais complicada pois tem avaliar bem se ter comparsas ao redor, se tem pedra ou garrafa por perto, etc...
« Última modificação: Setembro 20, 2012, 00:17:28 por Seido »
No pain no gain !