Autor Tópico: A Importância das Técnicas de Mão Aberta!  (Lida 8501 vezes)

Offline Shogun

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
A Importância das Técnicas de Mão Aberta!
« Online: Maro 11, 2005, 14:21:24 »
Oss!

O significado da palavra Karate em chinês é mão da China, em japonês é mãos vazias ou mãos nuas.

Partindo destes nomes o Karate tem sem dúvida uma certa conotação com a mão nua, é a primeira imagem que nos surge na mente quando pensamos em Karate.

Nesta conformidade atrevo-me a perguntar-vos como encaram os possíveis ataques de mão nua num sistema de Auto-Defesa, utilizando simplesmente as técnicas que passo a descrever:
Shuto-Uchi;
Haito-Uchi;
Haishu-Uchi;
Teisho-Uchi;
Kumade;
Ippon e Nihon-Nukité.

No vosso entender qual o grau de perigosidade e eficácia destas técnicas?

Um Mestre de Shiito-Ryu certa vez afirmou que a eficácia do Karate está na aplicação das técnicas com as mãos nuas, em cutelo ou sabre da mão.

Pergunto-vos qual a vossa Opinião sobre este conceito e interpretação?

Nos testes de quebra é frequente utilizarem este tipo de técnicas, será que ao serem empregues no corpo humano terão uma eficácia e um grau de perigo quase letal?

Um Abraço e boa reflexão

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #1 Online: Maro 11, 2005, 16:02:09 »
Ola

Vejo os golpes com as mãos abertas como golpes mais refinados e sutis, então alem de treinar os golpe é necessario um estudo dos pontos vitais que estes golpes devem acertar.

Ai sim teremos uma grande eficiencia neles .

User27

• Visitante
« Resposta #2 Online: Maro 11, 2005, 17:30:42 »
Pelas aplicaçoes em bunkai de Goju-ryu as maos abertas sao utilizadas visando sempre pontos sem volta (muitos golpes diretamente nos olhos, garganta,abdomem) para literalmente tirar de açao o adversario, acredito que são nesses pontos em que as maos abertas sao extremamente eficientes.

Offline MR_POWERS

• Newbie
  • *
« Resposta #3 Online: Maro 11, 2005, 17:35:18 »
Oss.

Tenho uma curiosidade muito grande sobre os pontos vitais, por isso abri um tópico sobre isso.

Agradeceria muito a colaboração de todos!

Oss.

Offline Hapli-Komo-Leu

• Hero Member
    • http://
Mãos Abertas
« Resposta #4 Online: Novembro 24, 2005, 20:14:11 »
Mr.Powers
Se Vc.realmente quizer saber sobre técnicas de mãos abertas,"FURITÊ",assista o video do Prof.Assai.
Porém,lembre-se que Vc.somente apura essa técnica com o passar dos anos,quero dizer:quando o praticante tiver na memória do corpo,a certeza para não usar força e a serenidade
com simplicidade, sendo cumplices dos movimentos.
 E,isso tudo com exaustivo treinamento.
Garanto a Vc.sua extrema eficiência,não somente nos "NUKITES"
como tbm nos (TEICHOS,SHUTOS e,principalmente nos HAITOS"
Não sei o estilo de Karate que Vc.pratica,pois no Shotokan,
se Vc. olhar com atenção vai encotrar tudo isso,nos Katas.
AGORA CHEGA DE CONVERSA MOLE,E VAI TREINAR QUE DA MAIS CERTO E PARA DE ENCHER O MEU SACO FAZENDO UM MONTE DE PERGUNTAS.

OSS!!

HAPLI
PEDRO CAMPANA NETTO

marascas

• Visitante
« Resposta #5 Online: Novembro 24, 2005, 21:39:30 »
Minhas coniderações pessoais sobre o assunto:

1) Tudo o que for treinado e aperfeiçoado funcionará.

2) Os golpes de mãos abertas são úteis em curta distância e em caso de agarramentos para atingir pontos vitais como os olhos, garganta, escrotos, etc.

3) Creio que sua importância ganhou destaque nas Artes Marciais devido as lutas contras oponentes armados e/ou com armaduras no corpo.
Imagine um soldado com armadura de ferro, o sujeito tenta dar um Tsuki no seu plexo e vai quebrar toda a mão!!!
 Mas qual o único lugar onde a armadura precisa ter espaço vazio para permitir o soldado movimentar seus membros? Isso mesmo! Nas articulações. Para penetrar na articulação do pescoço, por exemplo, no espaço entre as placas da armadura, somente um Shuto, Haitô ou Nukite...

Offline Hapli-Komo-Leu

• Hero Member
FURITÊ
« Resposta #6 Online: Novembro 26, 2005, 10:56:36 »
Ô MARASCAS

PARA DE INVENTAR E DE VIAJAR.A APLICAÇÃO DO FURITÊ É UMA APLICAÇÃO DE ATAQUE OU CONTRA ATAQUE COMO OUTRO GOLPE QUALQUER.
MAS,SE VC.ENCONTRAR UM CARA DE ARMADURA POR FAVOR ME AVISE PARA EU ME ESCONDER,IR BUSCAR UM MAÇARICO OU UM ABRIDOR DE LATAS.
E,VÊ SE PAR4A DE INVENTAR LENDA,KARATE É MUITO SIMPLES,NÃO COMPLICA!

OSS E TCHAU!!

HAPLI
PEDRO CAMPANA NETTO

marascas

• Visitante
« Resposta #7 Online: Novembro 26, 2005, 11:04:59 »
Tá bem, Hapi-lee-lê-Komo...

Mas pelo menos um Nukite pode servir para bater em motoqueiros com capacete!!! rsrsrsrsrs!

Abraços e desculpe a brincadeira acima....

Offline Hapli-Komo-Leu

• Hero Member
Mãos abertas
« Resposta #8 Online: Dezembro 18, 2005, 16:04:46 »
Olá Pessoal!
Já a algum tempo estou para falar sobre mãos abertas, não só como ataque,mas tbm.como defesa.
As defesas com mãos abertas são muito perigosas se o karateca não tiver experiência e,consequentemente não tiver as mãos fotalecidas,não só pela força, mas tbm pelo seu posiciomamento correto dos dedos,e punhos.Porem se bem executadas são uma fortissima opção não só para defender-se como tbm.servindo de ataque.
Imaginem uma defesa correta de soco,feita com um bem aplicado shuto-uke,vale como um ataque de shuto no ante braço e, pode traumatizar muito os ossos e musculos do adversário,tirando-o de confronto ou mesmo deixando-o preocupado e sem muita ação no próximo ataque.
Pensem nisso,no Karate não existe um Kata sequer que começe com ataque,todos com defesa e,alguns com defesa de mãos abertas
Como dizia um antigo Prof.meu (o Akamine),O Karate é para ser treinado por gente que pensa,portanto pense comigo EM
LUGAR DURO,BATA SEMPRE COM A PARTE MOLE,E EM LUGAR MOLE,BATA SEMPRE COM A PARTE DURA.
Realmente isso é lógico,assim Vc. só machuca o adversário.
Então, as técnicas de mãos abertas,são uma longa história que deveriam ser estudadas em um curso,não sómente com
teorias,embora esta troca de informações seja de importância tbm.
O que Vcs. acham disso?
Hapli
Pedro
OSS!!

Offline Hapli-Komo-Leu

• Hero Member
Mãos Abertas
« Resposta #9 Online: Janeiro 12, 2006, 08:48:47 »
OSS!

ACHO QUE NINGUEM ACHOU NADA!

OSS!!
HAPLI
PEDRO

Offline bushido

• Full Member
Re: Mãos abertas
« Resposta #10 Online: Janeiro 12, 2006, 09:32:02 »
Oss.

Citação de: "Hapli-Komo-Leu"
Olá Pessoal!
Já a algum tempo estou para falar sobre mãos abertas, não só como ataque,mas tbm.como defesa.
As defesas com mãos abertas são muito perigosas se o karateca não tiver experiência e,consequentemente não tiver as mãos fotalecidas,não só pela força, mas tbm pelo seu posiciomamento correto dos dedos,e punhos.Porem se bem executadas são uma fortissima opção não só para defender-se como tbm.servindo de ataque.
Imaginem uma defesa correta de soco,feita com um bem aplicado shuto-uke,vale como um ataque de shuto no ante braço e, pode traumatizar muito os ossos e musculos do adversário,tirando-o de confronto ou mesmo deixando-o preocupado e sem muita ação no próximo ataque.
Pensem nisso,no Karate não existe um Kata sequer que começe com ataque,todos com defesa e,alguns com defesa de mãos abertas
Como dizia um antigo Prof.meu (o Akamine),O Karate é para ser treinado por gente que pensa,portanto pense comigo EM
LUGAR DURO,BATA SEMPRE COM A PARTE MOLE,E EM LUGAR MOLE,BATA SEMPRE COM A PARTE DURA.
Realmente isso é lógico,assim Vc. só machuca o adversário.
Então, as técnicas de mãos abertas,são uma longa história que deveriam ser estudadas em um curso,não sómente com
teorias,embora esta troca de informações seja de importância tbm.
O que Vcs. acham disso?
Hapli
Pedro
OSS!!

ponto de vista interessante "LUGAR DURO,BATA SEMPRE COM A PARTE MOLE,E EM LUGAR MOLE,BATA SEMPRE COM A PARTE DURA." confesso que os golpes com as mãos abertas tem bastante eficacia porém não se ver a sua utilização com muinta frequência.
ja recebi a um movimento com as mãos nesta posição e confesso que fez algum estranho sim, mas acredito que a eficacia maior do movimento está no seu constante aprimoramento ou seja mão aberta ou mão fechada ela so será realmente eficaz se se treinar muinto esté movimento e saber onde deve encaixar o golpe.

Oss.

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #11 Online: Janeiro 12, 2006, 09:38:52 »
Na minha opinião as técnicas de mão aberta devem a princípio serem inibidas aos praticantes principalmente iniciantes como vc bem disse.
Defender um Mae-gueri com mão aberta é muito perigoso, mesmo os mais experientes karatecas se defrontam as vezes com um chute fora dos padrões normais e não estou falando de um mae-gueri super eficientes mas de um super deficiente o que é mais comum. O chute pode vir não tão reto quanto o esperado ou até o próprio adversário pode desvia-lo no momento errado e nos surpreender acertando os dedos.
Já vi karateca quebrando o dedo do pé em virtude da defesa ser feita de modo errado e ao invés de ser defendida com o ante braço foi defendida com cotovelo, o inverso também, vi mae-gueri muito estranho que ao invés de penetrar na região tchudan éra uma coisa estranha que subia da direção da faixa até o rosto do adversário não acertando nada mas machucando a mão de quem não conhecia o chute pois além de ruim o cara éra muito forte.
Enfim, o uso de mão aberta acaba saindo por extinto nos mais experientes e não deve ser copiado por principiantes, pois envolve além de tempo correto de execução na defesa, toda a calma necessária para "enxergar" todo o golpe desde o seu princípio.
Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Juan (opasto)

• Sr. Member
« Resposta #12 Online: Janeiro 12, 2006, 14:08:22 »
Um dos mestres que mais desenvolveu, ou retornou as origens, estudando profundamente as técnica de mão aberta foi Teiji Kase. Ele trabalhou na Europa pela JKA durante muitos anos, depois acabou por fundar seu próprio estilo: Shotokan Ryu Kase Ha. É um dos poucos mestres que se manteve em contato próximo tanto com a JKA como com a Shotokai. Ele foi instrutor da JKA mas considerava sua linhagem oriunda de Yoshitaka. Inclusive teve como mestre o lendário Tadao Okuyama.

Segundo Kase, nosso Karate é originário da forma usar a espada ou bokken do Jingen-Ryu Ken-jutsu, movimentando as mãos como se fossem katanas, com movimentos amplos em diferente angulos, distância e tajetórias. Ésta é um dos motivos do karate de Gichin Funakoshi ser diferente dos outros estilos de Okinawa. Sokon Matsumura, mestre de Azato, era da guarda pessoal do rei de Okinawa e trocou figurinhas com outros guardas do clan Satsuma que eran mestres de Jingen-Ryu Ken-jutsu. Sendo esta a origem dos movimientos amplos e poderosos do estilo Shotokan.
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline RicardoCosta

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #13 Online: Janeiro 12, 2006, 14:13:03 »
Vi esse tópico somente agora.

Gostaria de dar minha opinião. É interessante a questão levantada pelo Hapli e ensinada por Akamine Sensei, e deve realmente ter sua eficiência comprovada. Agora, independente disso, entendo que os golpes de mãos abertas, são tão eficientes como qualquer outro golpe de Karatê uma vez que sejam treinados constantemente. Em minha opinião o que acontece é que treinamos pouco alguns desses golpes. Por exemplo, veja o kihon. Na maioria das vezes nós não encontramos pessoas treinando váiras dessas técnicas no kihon, assim é dificil no momento de eplicação, as mesmas fluirem. Vi poucas vezes um professor passar um kihon de kumade, por exemplo, ou washide. Assim como o kihon contribui para a assimilação natural de um gueri ou tsuki o mesmo contribuira para a fluência dessas outras técnicas. Pensem nisso....
Oss,
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Hapli-Komo-Leu

• Hero Member
Mãos Abertas
« Resposta #14 Online: Janeiro 12, 2006, 20:52:36 »
OSS! Amigo Ricardo Costa
Porque não fazer no dia a dia o Kihon de Mãos Abertas?
Eqto o pessoal faz o Kihon de Oizuki,Vc. faz de Teicho,ou em vez de Guiaku Zuki,faça Haito,e assim por diante.
Vc.estara treinando os dois golpes de uma só vez.
E por falar nisso estou mandando uma MP para Vc.
OSS!!
Hapli
Pedro