Olá Pessoal!Já a algum tempo estou para falar sobre mãos abertas, não só como ataque,mas tbm.como defesa.As defesas com mãos abertas são muito perigosas se o karateca não tiver experiência e,consequentemente não tiver as mãos fotalecidas,não só pela força, mas tbm pelo seu posiciomamento correto dos dedos,e punhos.Porem se bem executadas são uma fortissima opção não só para defender-se como tbm.servindo de ataque.Imaginem uma defesa correta de soco,feita com um bem aplicado shuto-uke,vale como um ataque de shuto no ante braço e, pode traumatizar muito os ossos e musculos do adversário,tirando-o de confronto ou mesmo deixando-o preocupado e sem muita ação no próximo ataque.Pensem nisso,no Karate não existe um Kata sequer que começe com ataque,todos com defesa e,alguns com defesa de mãos abertasComo dizia um antigo Prof.meu (o Akamine),O Karate é para ser treinado por gente que pensa,portanto pense comigo EMLUGAR DURO,BATA SEMPRE COM A PARTE MOLE,E EM LUGAR MOLE,BATA SEMPRE COM A PARTE DURA.Realmente isso é lógico,assim Vc. só machuca o adversário.Então, as técnicas de mãos abertas,são uma longa história que deveriam ser estudadas em um curso,não sómente com teorias,embora esta troca de informações seja de importância tbm.O que Vcs. acham disso?HapliPedroOSS!!