Autor Tópico: "O Último Samurai"  (Lida 3101 vezes)

Offline BigBoy

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
"O Último Samurai"
« Online: Outubro 12, 2004, 22:45:48 »
Meio que no atraso, mas peguei para assistir "O Último Samurai". Tenho
uma antipatia pelo Tom das Cruzes, o que me fêz relutar muito em
pegar o filme pra assistir.

Madrugada sonolenta, assistindo com o travesseiro dobrado em
trocentas partes, comecei a assistir o filme desconfiado e por tal
motivo programei o vídeo e a TV para se auto-desligarem em 1 hora.

Pouco tempo depois já estava sentado na cama assistindo. Pouco mais,
saí da cama e sentei no chão (tendo já obviamente desativado o
auto-desligamento). Na hora do filho do Katsumoto sair pela
ponte de peito aberto e com as duas espadas e na última investida da
batalha, eu estava chorando tanto que o cachorro veio tirar satisfações
a respeito do que estava ocorrendo ali no quarto. O filme acabou e eu
fiquei olhando o letreiro rolando na tela até a fita chegar nas barrinhas
coloridas.

Quem não assistiu a este filme, pegue por favor.

[]´s
BigBoy

Neto110

• Visitante
"O Último Samurai"
« Resposta #1 Online: Outubro 12, 2004, 23:10:06 »
merece mesmo cada minuto e cada centavo gasto nele.

Comprei o DvD.

Outro muito interessante é os Sete samurais de Akira Kurozawa

Offline Samurai-Jp

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
    • http://
"O Último Samurai"
« Resposta #2 Online: Outubro 13, 2004, 19:04:41 »
Po BigJaraqui, viu tarde!  :D
Eu particularmente ja era fa de Tom Cruise, e o marketing desse filme aqui no Japao foi violento 8O O proprio Tom veio divulgar.
Excelente filme, com alguns erros absurdos, mas que vale a pena qualquer fa de arte e cultura japonesa assistir.
Ao meu ver, o vilao (Mr. Nomura) representa o tipico japones de hoje... Os valores que o povo japones tinha entao nessa epoca foram esquecidos com o tempo. Ali eles ainda eram "puros". Mas com a ocidentalizacao, foram se tornando capitalistas, e jogaram fora o espirito samurai. Gostaria que eles enxergassem isso vendo o filme. Hj em dia o ocidente admira e valoriza mais essa cultura do que eles proprios, que saem do cinema mais maravilhados com Tom Cruise do que com o que o filme mostrou do Japao antigo. Estranho, pq me parece que enqto o ocidente procura imitar o Japao em alguns aspectos (arte, cultura, decoracao, alimentacao, etc), o Japao traz todas essas coisas de fora pra ca, principalmente dos EUA. :cry:
Sobre o filme, os personagens sao ficticios, mas os fatos sao reais. Existiu realmente uma guerra interna em meados de 1868 (retratada em varios filmes japoneses e atualmente numa novela da NHK que pode ser vista do Brasil) entre os que defendiam a ocidentalizacao do pais, (com a entrada de tecnologia, armas, etc), contra os que defendiam o fechamento da ilha.(isso poderia causar a dominacao estrangeira e acabar com a cultura deles, o que acabou acontecendo mesmo) Os primeiros diziam que nao era mais necessario o codigo guerreiro, os valores do samurai nao serviam para ganhar dinheiro (sempre ele). Ja o segundo grupo insistia em continuar portando a espada e a defender o Shogunato. Na verdade essa guerra foi muito maior do que mostra o filme, envolveu muitas provincias e durou muito mais tempo.
O que achei forcado eh o heroi aprender o idioma e dominar a espada em questao de meses, com direito a lutar ate contra ninjas e vencer! Se fosse facil assim... Outra eh ele ter vestido o hakama (kimono) sozinho, sendo que se leva muito tempo pra aprender a vestir! E uma cena intragavel eh aquela em que ele ve a mocinha tomando banho. O tal "Bob" jamais deixaria ele se aproximar dali, e uma japonesa jamais conversaria com tal naturalidade naqueles trajes e circunstancia com qualquer homem.(naquele tempo pelo menos)
Mas filme de Tom Cruise sem uma cena sensual nao existe...
De qualquer forma, um filme muito bonito, com boa caracterizacao e cenario, apesar de filmado na Nova Zelandia. Imperdivel.

User5

• Visitante
"O Último Samurai"
« Resposta #3 Online: Dezembro 03, 2004, 08:22:15 »
Boas !

Eu também estou na ala dos que gostaram do filme. Mas como todo filme tem sua pitada de exagero, vamos lá:

Como sempre os filmes americanos mostram seu lado patriota e naquela cena da batalha final em que o Tom Cruise e o Katsumoto saem correndo de encontro com a artilharia, só o Tonto, quer dizer, só o Tom sobrevive é muito forçado.

Mas no geral é um ótimo filme, envolvente.

Valeu!