Autor Tópico: A Importância do Mokuso  (Lida 10662 vezes)

User30

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #15 Online: Fevereiro 24, 2005, 11:47:50 »
Neto,

Geralmente passo pelo mesmo problema que vc. Por achar a prática do Karate em si muito mais interessante do que a prática do mokuso ( caso contrário procuraria um mosteiro, e não um dojo ), realizo o mokuso em algumas ocasiões apenas, geralmente naqueles dias de treinos mais árduos, e mesmo assim por no máximo um minutinho ou dois.

Mr Kenji Yano -

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
    • http://
A Importância do Mokuso
« Resposta #16 Online: Fevereiro 24, 2005, 13:21:42 »
Olá,

o mokuso é uma forma de meditação.
    na prática serve para a pessoa dar uma "desligada" antes e depois do treino...
    interpretações sobre o mokuso podem existir tantas quanto aplicacoes para um movimento de kata...

tem algumas escolas de karate/kendo/sumo onde os alunos passam um pano no chão antes ou depois do treino...
    na prática é bom pra não sujar os pés/kimonos e para  não pagar uma faxineira...
    mas pode-se interpretar isso como uma forma de "treinar a humildade" e coisa e tal... existe sempre o lado prático para os mais céticos e o lado espiritual para os mais místicos...
     cada um escolhe o que mais lhe agrada...

até mais,

Fabio Okuyama

marascas

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #17 Online: Fevereiro 24, 2005, 13:40:27 »
Recomendo aos interessados ler alguns livros do "OSHO". Ele não sabe nada de Karate, mas tem muita coisa boa sobre ZEN. Um de seus melhores livros é "ISTO, ISTO, APENAS ISTO" ...entre outros ele fala sobre o "VAZIO" do puro Zen.

User71

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #18 Online: Fevereiro 24, 2005, 14:43:22 »
Olá karatecas do fórum. Já há algum tempo vinha tentando me cadastrar, e parece que agora consegui. Estive olhando  alguns dos tópicos mais recentes, e gostei muito da qualidade dos argumentos. Sempre que puder vou entrar pra aprender um pouco mais com tão nobres colegas.

OSS.
Naka Sama

User45

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #19 Online: Fevereiro 24, 2005, 15:30:25 »
Beleza Naka Sam!!Seja bem vindo!!

Abraços!!

Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano

User30

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #20 Online: Fevereiro 24, 2005, 20:07:27 »
Outras boas obras sobre Zen são:

A arte cavalheiresca do arqueiro Zen.

Mente Liberta - Shuho Takuan - Monge amigo do Musashi.

Mr Kenji Yano -

Neto110

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #21 Online: Fevereiro 25, 2005, 14:47:36 »
Estas afirmações me deixam tranquilo com respeito às minhas idéias, gosto de ler sobre o Zen mas prefiro treinar karate o subproduto é uma mente tranquila, não abordo zen nas minahs aulas

Offline Andretta

• Sr. Member
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re: A Importância do Mokuso
« Resposta #22 Online: Março 14, 2009, 08:36:52 »
Qual o significado da palavra MOKUSO?

;D Bom dia,

Dentro do universo do Karate, não há - entre instrutores - quem não tenha ouvido ou falado sobre Mokusō... a famosa "meditação" feita no início e final do treino.

Para iniciar, vamos fundamentar o nosso conhecimento ao ver o que significa, de fato, esta palavra:

- 黙 MOKU - "Silêncio, ficar em silêncio, parar de falar".
- 想 SŌ - "Pensar, pensamento, conceito, meditar".

De forma bastante simples, pode-se traduzir Mokusō como "meditação silenciosa".

Existe a idéia bastante difundida no meio dos "entendidos da via" que o Mokusō é "Zazen", "Meditação Zen"... um erro. A meditação Zen tem a ver com a religião Budista Zen... Não com Karate.

O que os instrutores deveriam fazer de uma forma geral é mencionar que os "princípios" do Zazen, da "meditação sentada" são válidos para o Mokusō "meditação silenciosa".

O objetivo da meditação é acalmar a mente e preparar o espírito para o que esta a vir, para o que ocorre na vida de cada um - dentro ou fora do Dōjō.

A mente é como a água, está em constante movimento. Devemos, pois, disciplinar a mente (e isso é feito de forma consciente).

A meditação, num estágio introdutório, deve focar apenas em "não mexer", "não mover o corpo"... parece ser uma tarefa bastante simples, mas, por experiência própria, poderão constatar que isso não é tão simples quanto aparenta ser. Deixar que a mente pense no que quiser... mas não mover o corpo. Assim, começamos a ter idéia em "focar", concentrar a mente em um determinado fim.

Num estágio posterior, depois de muita prática em não mexer, evoluímos para o estágio onde devemos manter a atenção na respiração. Passadas um número considerável de prática, evoluímos para a concentração da "respiração abdominal", utilizada na Yoga, mantendo todos os aspectos aprendidos anteriormente. nesta fase, a mente já vai estar mais próxima da verdadeira calma e focada em um objetivo - qualquer coisa próxima do que deveria ser o tal "não pensar em nada".

É disso que se trata a meditação: o controle da mente, a calma diante da realidade exterior.

Um abraço,
 :D Denis Andretta.
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #23 Online: Março 14, 2009, 08:55:30 »
Oss,

Assim como recomenda o Marascas, as literaturas de OSHO, um grande erudito contemporâneo, são de grande valia para adicionar um poder de auto-reflexão maior em nossas vidas.

Em seu livro, ZEN, explica de forma muito agradável todos os detalhes do que este seguimento significa além de mostrar todo seu passado histórico.

Particularmente, sou muito adepto da idéia do TAO, que tem muito haver com o sentido do que significa "Caminho" nas artes marciais. Osho também possui literatura sobre.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline cuca

• Full Member
  • To be strong...CRVT forever!
« Resposta #24 Online: Março 14, 2009, 09:00:54 »
A pratica do mokuso deve ser antes ou depois de um treino?
Pergunto porque eu aprendi sempre depois da aula, antes dos cumprimentos finais e era um tanto quanto dificil, haja vista os batimentos cardiacos estarem lá no alto!
OSS

* Andretta, onde fica a filial RS?
« Última modificação: Março 14, 2009, 09:05:34 por cuca »
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #25 Online: Março 14, 2009, 09:57:29 »
Oss,

Antes & Depois!

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Andretta

• Sr. Member
« Resposta #26 Online: Março 14, 2009, 14:26:20 »

;) Oi...

Conforme eu já havia citado:

Dentro do universo do Karate, não há - entre instrutores - quem não tenha ouvido ou falado sobre Mokusō... a famosa "meditação" feita no início e final do treino.

Fato confirmado pelo nosso amigo PSekiMG:

Oss,
Antes & Depois!
Oss.

Contudo, é necessário levar em conta que o professor pode optar por fazê-lo apenas no início ou no final das aulas... ou ainda, nem realizá-lo.

A prática é benéfica, mas não é obrigatória.

Saudações,
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline Andretta

• Sr. Member
« Resposta #27 Online: Março 14, 2009, 14:35:53 »

;D Olá, Cuca!

Como vai?

Rapaz... Estava lecionando em três Academias, duas em Porto Alegre (na Academia de Polícia Militar e na Zona Sul [Academia Corpore Centrum])e uma em Canoas (Academia Vidativa).

Como estou no último ano da minha graduação em Educação Física... meu tempo anda bem restrito e tenho conseguido ir ao dôjô de Canoas apenas aos Sábados à tarde, conforme segue:

CONJUNTO COMERCIAL CANOAS
Av. Getúlio Vargas, 5558 loja 05
Centro - Canoas/RS.
Telefone: 34271762
vidativaacademia@hotmail.com

Os demais dias tenho treinado quando sobra tempo, geralmente em casa mesmo. Pretendo retomar meu trabalho em mais Academias assim que estiver 'formado'.

Um abraço,

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #28 Online: Março 15, 2009, 20:00:23 »
Pergunto porque eu aprendi sempre depois da aula, antes dos cumprimentos finais e era um tanto quanto dificil, haja vista os batimentos cardiacos estarem lá no alto!
OSS

Cuca, segundo meu sensei, a fadiga pós treino ajuda a vc "tentar" esvaziar mais a mente do que descansado, fica mais facil estafado pós treino do que descansado. Do que eu consigo constatar, confesso que ele tem razão, o cansaço te deixa mais relaxado.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
« Resposta #29 Online: Março 15, 2009, 20:21:17 »
em mokuso eu tento fazer minha respiração voltar ao normal, relembrar pontos importantes do treino e literalmente descançar....

esse negocio de mente vazia, meditação, KI, (hehehe) não cola comigo.
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita