Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Dezembro 27, 2024, 14:25:40
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karateca.net
»
Off-topic
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
para que servem as competições

« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: para que servem as competições (Lida 1994 vezes)
bushido
Full Member
Votos: +0/-0
«
Online:
Setembro 15, 2005, 09:11:05 »
oss.
bom como me parece que a maioria de vcs treina e aprecia participar de competições então a pergunta e para vcs mesmos bom é assim: para que servem as competições, treino, treino sim mas não gosto de competir, não vejo sentido nisso mas gosto de apreciar um belo campeonato, porém busco entender o real significado da competição.
é certo que a abilidade de ninguém poderá ser medida numa competição?
e certo que uma competição não prova quem é o melhor ou mais abil?
se não prova nada e se não engrandece o praticante em nada ( se estiver errado me corrijam) qual é o real sentido da competição entre praticantes de artes marciais?
lembro a vcs que respeito toda e qualquer arte e sei que todo o estilo tem sua força, não estou aqui querendo ofender quem participa de competiçoes so queria comprende-la.
Oss
Visitante
«
Resposta #1 Online:
Setembro 15, 2005, 10:21:13 »
Esse texto abaixo é repetido, eu escrevi em outra ocasião. Mas como você lançou a questão no ar...
Vejo muitas critÃcas ao Karate Esporte, mas gostaria de expressar em algumas linhas um pouco de minha vivência como atleta:
No Karate esporte se adquire experiência de luta, tempo, distância, deslocamentos, defesa, ataque, deiai, sen no sen, go no sen, zanshin, etc.
Embora seja restrito ao SUN DOME (controle) e apenas a técnicas pontuáveis, o Shiai Kumite te deixa melhor preparado fisico e mentalmente para situções reais pela convivência e experiência constante com o desefio, o medo a auto-superação, etc.
Vejam amigos, eu tenho mais de 40 competições no currÃculum, muitas vezes foi campeão, também muitas vezes levei porrada e perdi. Mas a cada nova competição a cada nova luta, meu sitema nervoso age como se fosse uma disputa pela vida! Minhas glândulas hormonais não sabem a diferença entre luta por pontos e luta, tudo é correr risco, mesmo que seja o risco de um acidente ou descontrole. Os adversários sempre parecem grandes, fortes e rápidos (já tive até vontade de inventar dores na hora e desistir da luta... mas a decisão de ir lá e fazer o melhor foi mais forte!). Dai eu vou ao banheiro várias vezes, suo frio, etc. É adrenalina pura!!! Isso não tem como evitar, mas com a experiência é possÃvel administrar e usar a tensão em seu benefÃcio, transformando em garra, disposição, serenidade e determinação.
No KOTO é só você e seu adversário e você precisa enfrentar seu maior desafio sozinho, sem ajuda de seu professor, sua mamãe, papai ou amigos. É só você e seus medos contra o adversário! Assim é na vida, nos momentos de maior tensão, quando mais precisar, vai ter que encarar a realidade de frente e resolver sues problemas! A luta, independentemente de regras esportivas/federativas ou forma de lutar é sempre luta, é sempre um grande desafio e você nunca mais é a mesma pessoa depois de cada competição.
Estou falando de algo que só quem compete de verdade saberá me entender...
OSS!
André Maraschin
Full Member
«
Resposta #2 Online:
Setembro 15, 2005, 10:22:13 »
Principal motivo (opinião pessoal) DIVERSÃO!!!
Luiz
Hero Member
Votos: +1/-1
«
Resposta #3 Online:
Setembro 15, 2005, 10:50:19 »
Fases...
Acredito que está ai a resposta pra sua pergunta.
Existem várias fases de evolução em nossa vida e temos que aprender com elas e respeita-las.
Existe uma fase da vida da criança, que você tem que respeitar, não pode por exemplo querer que ela leia um livro se ela quer brincar, você não pode pular isso, não pode querer que ela ande sem antes engatinhar.
Não poderÃamos então generalizar a sua pergunta pois existem vários karatecas em várias fases.
Eu competi durante uns 15 anos e minha fase foi respeitada, hoje analisando os diferentes pontos de vista que são colocados por nossos companheiros aqui do forum, vejo que competir está fora dos meus objetivos que busco no karate.
Existe aqueles que por princÃpio ou ideologia não colocam a competição em sua fase de desenvolvimento do karate o que temos que respeitar também.
Resumindo coloque a competição como uma fase necessária a alguns karatecas para sua evolução.
Oss...
Luiz
samurai
Global Moderator
Hero Member
«
Resposta #4 Online:
Setembro 15, 2005, 11:28:40 »
Acho que a competição serve pra divulgar o "Esporte", virar olimpico coisas assim.
Karate como filosofia de vida e arte é outra coisa, isso depende muito da visão de cada individuo.
Particularmente nunca competi em campeonatos de karate, mais nunca recusei um treino ou um desafio de outro praticante independente da sua arte .
No final tudo é aprendizado de vida, O mais importante é que seu Karate eficiente quando necessario, e isso não é só em combate, mas na vida toda.
Visitante
«
Resposta #5 Online:
Setembro 15, 2005, 23:04:46 »
Quem falou fases, falou bem.
Tive minha época e troco socos aqui ainda, mas sem ênfase nenhuma. Prefiro combates na academia a qualquer combate em qualquer organização que tenha visto realizar um evento.
Um conhecido eu um dia disse que o campeontao é a ladrina do templo: seria por ali que passaria tudo que não presta na nossa arte.
Concordo com ele.
Em qlquer organização, por mais bem treinados e "bonzinhos" que sejam, jogou aluno dele para ele arbitrar, a vontade de se impor nas regras e mostrar o quão ele é bom (com se profesor bom fosse sinônimo de aluno campeão, e como se aluno bom fosse aluno campeão), aonde os fiascos que todos criticamos e que nada tem a ver com a organização em si mas com a pessoa humana em si.
Recentemente, após alguns bons anos sem competições fomos nuns eventos aqui, alguns resultados, outros nem tanto, mas mudou sabe o que em minha prática? Nada.
Os próprios alunos viram a falta de integridade dos árbitros e entenderam que campeão é o campeão na visão dos árbitros e não pode ser associado como o melhor.
Alguns mais empolgados sairam mais maduros, outros, nem tanto, mas todos entenderam minha posição.
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karateca.net
»
Off-topic
(Moderador:
Augusto