Autor Tópico: Kohara  (Lida 16768 vezes)

Offline gcosta

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Kohara
« Online: Junho 10, 2005, 13:34:25 »
Fui aluno de um dos Koharas em Bento Ribeiro RJ, perdi contato com eles, alguém aí teria alguma informação ou telefone. :D
« Última modificação: Janeiro 17, 2011, 13:28:38 por Renê »

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Procurando Kohara
« Resposta #1 Online: Janeiro 13, 2006, 15:26:49 »
Vendo este tópico, lembrei que no final dos anos 70 ou 80 o kohara tinha um aluno faixa verde chamado Evilásio que foi campeão carioca vencendo nada mais nada menos que o Ronaldo Carlos e outros faixas pretas (5) de ponta no Rio e foi um feito incrível na época pois o Ronaldo era considerado imbatível e foi vencido por 2 wazaris. Isto é incrivel . O kohara teve que promover o Evilásio para faixa marron para não ficar feio.............

Oss,

Ary - Santos/SP

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Procurando Kohara
« Resposta #2 Online: Janeiro 13, 2006, 16:42:11 »
Ari, respeitosamente pergunto. vc viu isso?

Conheço os Kohara, todos os 3 e conhecia bem o Ronaldo. Essa posibilidade não existe pois o Ronaldo certamente teria quebrado todos os dentes do cara.

Sinceramente, se vc pusesse os 3 Koharas para lutar com o Ronaldo era caixão pros 3. Niveis totalmente diferentes.

O Hiroci eu nunca vi lutar mas o Shingeme e o outro são muito ruinzinhos. Não é desrespeito é o fato. BTW, eles faziam exame na academia aonde eu treinava.

Outra coisa: Na FEKERJ, naquela epoca os capeonatos eram por faixa, logo não seria possivel um verde lutar com um preta, a não ser por equipe, o que não é o caso. Havia no inicio do ano verde e roxa, depois marrom e depois preta, por ultimo tinhamos equipe e só dava Tanaka e Takeuchi. Uriu, Naiuki, Kohara, Furusho, Alcione, Gadena e outros mais nunca ganharam nada naquela epoca.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Procurando Kohara
« Resposta #3 Online: Janeiro 13, 2006, 17:32:39 »
Ai Gustavo, como vc está ? Já aprendeu a andar de moto......rsrsrs.
A reportagem saiu acho eu na revista Artes Marciais ou Kiai (entre 77/79) o editor era um tal de Barcelos (vou confirmar o nome depois). Não sei quantos kohara tem ai no RJ estou falando do que aparecia na revista e falava do Evilásio o pessoal antigo ai do RJ pode confirmar ou não, mais que saiu na revista saiu.

Oss,

Ary - Santos/SP

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Procurando Kohara
« Resposta #4 Online: Janeiro 13, 2006, 17:46:58 »
Hehehehehehe, garanto que não é verdade. O Ronaldão estava nessa época entre os melhores do mundo.

Ve se acha a revista e escaneia a materia que eu vou a fundo por aqui.

Não existe verde no mundo que passe por 5 pretas de ponta. Eu em 81 fui 4o lugar no carioca de verde/roxa, portanto tava lutando nessa epoca e não me lembro de nenhum Evilasio. Existiam alguns lutadores bons fora do eixo Tanaka/Takeuchi que eram Moraes, Celso, Pestana, Florisvaldo mas nenhum deles eram top, tinham pelo menos uns 20 melhores.

2 dos Koharas eram da direção da FEKERJ nessa epoca, todo mundo os conhecia como pessoas e como karatecas, inclusive eu. Não me espantam que tenham dado essa informação inverossimel.

Ainda bem que temos (apesar da perda do Ronaldão) um monte de pretas top da epoca ainda treinando. Podemos começar ligando pro Ugo Arrigoni e/ou Flavio Costa ambos da equipe do Ronaldo, ou mesmo para a equipe campeã brasileira de 79 em que todos eram meus companheiros de treino, com certesa estariam nessa lista de 5 que mencionaram.

gcosta, desculpe bagunçar seu post e "falar mal" do seu Mestre mas há algo errado nessa historia.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Procurando Kohara
« Resposta #5 Online: Janeiro 16, 2006, 08:19:21 »
Olá Gustavo,
Transcrevo na integra o editorial assinado pelo Mario Cesar Duarte Barcellos da revista Artes Marciais nº 19 ano 3.Essa revista é de 78, pois tem o resultado do Pan realizado no Canadá em Montreal.

"Algum tempo atrás recebi uma carta de um atleta de karate -- o qual não me convém citar o nome -- que participa dos torneios e campeonatos  dessa modalidade , no Rio de janeiro. Muito revoltado em suas palavras, dizia-me que está havendo parcialidade nos julgamentos dos combates, onde determinados atletas são favorecidos por pertencerem a " Academias Tradicionais", conecidas por todos os que estão relacionados com o karate. Segundo sua narrativa, na maioria das vezes os menos conhecidos -- como é o seu caso -- não tem chance nem para conseguir um empate,  mesmo lutando bem. Ele diz que dá tudo de si, mas mesmo assim, mesmo lutando melhor, não consegue seu intento, ou seja vencer um atleta de renomado.
O karate é japonês e o japonês é muito tradicional. mas o que eles esquecem é que, pouco a pouco, vem aparecedo novos valores, que fazem frente aos mais famosos atletas de karate no Brasil (vide Evilásio Morais) [color=black](Nota minha referindo-se a vitória do Evilásio no campeonato carioca que venceu o Ronaldo Carlos e outros faixas pretas)[/color]s. Entretanto certos mestres acham que devem manter a tradição de ganhar todas, mesmo que seja de modo ilícito. isso tende a esvaziar, ainda mais as competições dessa modalidade, e por que não dizer das outras também. A parcialidade nos torneios de karate e de outras modalidades são nitidas. Mesmo os leigos atentam para esses detalhes. Isso é muito feio. muito baixo. Mais vitorioso é aquele que sabe perder com dignidade. Sem exageros, o que se vê nos atuais campeonatos são maus julgamentos. não adianta serem ministrados cursos de arbitragem, pois o erro não está no conhecimento da arte, mas na infidelidade do julgamento dos competidores. Cada um quer puxar a braza para sua sardinha e tudo acaba virando uma verdadeira comédia marcial.
Isso precisa acabar, de uma vez por todas. É preciso que os organizadores e participantes dos campeonatos, não só do karate, mas de todas as artes marciais, se conscientizem de que estão fazendo, naquele momento, uma coisa muito séria. vamos acabar com esse bairrismo, com essa parcialidade. Isso não define o caráter de um grande mestre. bonito é, ver a derota com reconhecimento e dignidae.
Chegou até nós a idéia de convidar mestres de outros estados para arbitrar. Isso não é necessário, pois temos, não só no Rio, mas como em todo Brasil, homens competentes e que tem conhecimento de causa. nada é eterno. perder faz parte da vida.
O que realmente se perpetua,  o que realmente nunca morre é a honra de um homem que vence com humildade e perde com dignidade. Essa é a filosfia verdadeira das artes marciais, que não tem lugar para parcialidae e fraqueza. No mundo marcial só existe lugar para os fortes de caráter e para aqueles que lutam pelo engrandecmento de sua arte."
ass. Mario Cesar Duarte Barcellos  

A revista que fala do torneio em si junto com outra reliquias incluindo coleção da Black Belt anos 70 meu pai achou que era lixo.....buá, buá.

O Ronaldo sem sombra de dúvida foi um dos melhores que já tivemos embora eu achasse o Zelão mais completo que ele (opinião minha).

Ps. O prof. do Evilásio é o HIROSHI KOHARA.

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Procurando Kohara
« Resposta #6 Online: Janeiro 16, 2006, 09:16:18 »
Fala Ari,

Bom, vamos por partes:

1- Já que a revista tem o resultado do Pan de 78, vc pode ver que o Campeão Pan-americano desse ano, foi Ronaldo Carlos. Do Rio tínhamos ainda o Flavio Costa, o Fernando Athayde, o técnico Vítor Hugo e talvez mais alguém, não me lembro. Por que o Evilázio não tava lá?

2- Pena que o Mário César não cita o nome do informante, poderíamos ir mais a fundo na questão. Que havia roubo era indiscutível, sempre houve e continuará havendo, contudo discordo que era em beneficio dos famosos e sim em beneficio do aluno do arbitro central. Eu vi cada coisa que até Deus duvida.

3- O Ronaldo ganhou tudo que disputou aqui no Rio, não é possível que sempre tenham roubado pra ele, independente de quem apitava ele sempre ganhava merecidamente e olha que eu era da academia rival da Kobukan.

4- O autor da matéria devia ter alguma importância na FEKERJ , pois ele pensou em convidar árbitros de outros estado logo........

5- Em 81, a FEKERJ era dirigida pelos Kohara e pelo Alcione, o Hiroshi Kohara, após o Campeonato Carioca de faixas verde/roxa, pediu demissão irrevogável do cargo num discurso inflamado em que xingava meio mundo, pois bem 1 mês depois estava ele lá, no Campeonato de faixa marrom como se nada tivesse acontecido. Esse fato me diz que é o Kohara. Ninguém me falou EU estava lá. Após essa data, tanto o Tanaka como o Takeuchi se afastaram dos Campeonatos devido a divergências com a Federação. Ai apareceu a mulambada que acabou com o karate do Rio. Pena o Ronaldo ter falecido ano passado, mas assim que encontrar o Flávio Costa falo com ele.

Pra concluir, os alunos do Kohara graduados inclusive seus irmãos, faziam exame com o Takeuchi (uma dessas academias tradicionais), Faziam os exames mas não lutavam não.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Procurando Kohara
« Resposta #7 Online: Janeiro 16, 2006, 15:00:55 »
Ok Gustavo, vou aguardar vc conversar como Flávio Costa. Na realidade
pra mim é indiferente se o Ronaldo ganhou ou perdeu pro Evilásio Morais, foi só um fato que lembrei que saiu na citada revista. O Ronaldo eu vi lutar no brasileiro de 82 quando derrubou o Johanes com gyako zuki,mas arrumaram uma desclassificação pra ele e o Ugo Arrigone de Gashuku organizado pelo Sasaki em que ele participou como professor convidado.

O resultado do Pan foi Campeão Ronaldo Carlos; Vice-Campeão Djalma Caribé e 3º Antonio Gomes tendo como técnico Lirton Monassa.

Mas, continuou achando o Zelão mais completo  :D

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Procurando Kohara
« Resposta #8 Online: Janeiro 16, 2006, 15:28:40 »
Ari, eu entendi sua posição.

O Ronaldo não sabia fazer kata mas em luta era $%&!. Essa final com o Caribé, eles combinaram fazer uma exibição e a luta só começou quando tava um wazari pra cada um.

Zelão não conheço pois eu só assistia os regionais do Rio.

Pensei no Lirton e escrevi Vitor, falha nossa.

Essa semana eu terei novidades.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Procurando Kohara
« Resposta #9 Online: Janeiro 17, 2006, 07:38:13 »
O Zelão é o Ricardo D´elia.........naquele época o pessoal só chamava ele de Zelão.......o Hapli é que pode dizer o porque de Zelão.........


Oss,

Ari - Santos/SP

marascas

  • Visitante
Procurando Kohara
« Resposta #10 Online: Janeiro 17, 2006, 08:12:42 »
Puts! desde aquela época roubavam nas competições...

Eu ainda nem era nascido!!!!

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Procurando Kohara
« Resposta #11 Online: Janeiro 17, 2006, 08:44:08 »
Tudo bem marasca pode ficar surpreso ao saber que roubavam naquela epoca mais mentir a idade é feio demais.




hahahahahaha





OSS

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Porque Zelão
« Resposta #12 Online: Janeiro 17, 2006, 09:23:34 »
OSS!!

Só sei que chamamos o Delia de Zelão desde crianças,no bairro era todo
mundo briguento,e eu acho que é por isso,Zelão era coisa grande e forte.
Me recordo que um certo dia,estavamos em frente o clube que frequentavamos,o Tenis Clube Paulista na entrada da rua nilo, o Zelão foi atravessar a rua e um carro o atropelou jogando-o longe.Ele se levantou
ficou puto e correu atraz do carro para bater no motorista,que fugiu apavorado.
Talvez seja por essas coisas que as pessoas tenham algus apelidos.  

Tem outros casos engraçados para contar,como quando o Zelão me espancou,mas esse um dia eu conto.
OSS!!
Hapli
Pedro

marascas

  • Visitante
Procurando Kohara
« Resposta #13 Online: Janeiro 17, 2006, 09:28:38 »
HEHEHE tá bem Samurai...

Eu nasci em 1979, hoje tenho 26 anos.
Tudo o que sei do Karate daquela época são as histórias que se contam!

Ps.: Esses dias fizemos um churrasco em uma academia, onde estavam presentes alguns "senseis" da antiga. Após algumas doses de wiski e algumas cervejas, ouvi tanta coisa interessante (e também besteiras) sobre o Karate dos anos 70 e 80...

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Chega de bairrismo
« Resposta #14 Online: Janeiro 17, 2006, 10:08:49 »
Ô gente!
Mas que $%&! de bairrismo é esse?
Que se fodam quem ganhou o campeonato ou quem não ganhou!
Mas que o pessoal de Sampa è e sempre foi  melhor, ninguem duvida!
HE! HE! HE! HE!
BRINCADEIRINHA

Agora o tópico vai ficar bom!
Conta prá gente os casos e as besteiras que Vc. ouviu no churrasco,porque é bem melhor dar risada !

OSS!!
Hapli