Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Fevereiro 04, 2025, 07:50:15
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Pessoas e história do karate
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
Sensei Harada de novo...
 
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
Autor
Tópico: Sensei Harada de novo... (Lida 11218 vezes)
katsumoto
Hero Member
Mensagens: 2.936
Votos: +2/-19
Sensei Harada de novo...
«
Online:
Fevereiro 18, 2006, 13:42:59 »
Sempre fui curioso em saber novidades sobre a implantação do Karate aqui no Brasil pelo Mestre Harada em 1955.
Pois bem, após inumeras tentativas em encontrar material sobre o referido Mestre, achei 2 importantes livros sobre a vida deste Sensei e gostaria de discutir alguns pontos com os participantes deste fórum.
Após a leitura das histórias contadas por ele mesmo, cheguei a conclusão seguinte:
-Mestre Harada esta longe de ter uma técnica eficiente no Karate Shotokan. Ele mesmo relata que prestou o exame para Shodan 6 vezes antes de ser aprovado. Ele treinou com Funakoshi Sensei na Universidade de Waseda e no Dojo Shotokan, quando ainda tinha 14 anos de idade, mas como Sensei Funakoshi só mandava ele fazer o Kata taikioku, ele desistiu da arte, sómente voltando após entrar na Universidade de Waseda. Chegando lá viu dois Karatecas fazendo Jyu Ipon Kumite e ficou com muito medo de começar o treinamento,mas após conversar com Hironishi Sensei iniciou seus treinamentos.
Já no Brasil, mendou uma carta ao Sensei Egame, pedindo GRAU mais alto, pois precisava de mais apoio do Japão e como na época era shodan, não teria muitas chances por aqui, apesar de ser o unico representante do Karate Shotokan no Brasil na epoca. recebeu por correspondencia o 5 Dan diretamente do Mestre Funakoshi, apesar de NUNCA ter feito exames de graduação após o shodan.
Em muitas fotos do livro, aparece o Mestre Harada sentado em Seixa de forma completamente errada, mostrando desta forma atitude errada no que se refere a forma correta dos movimentos.
Depois tive a oportunidade de assistir a um Video onde ele aparece treinando Gohon Kumite com alguns de seus discipulos, e a unica coisa que me vêm em mente neste instante é....
Obrigado Sensei Nakayama, pelo senhor existir, Deus me livre treinar aquele Karate do Harada Sensei.
Respeito muito a boa vontade dele em iniciar o Karate por aqui,mas teria sido melhor ter vindo Ohshima Sensei, da mesma Faculdade do Harada, mas com um Karate de primeira linha...
Registrado
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna
Hapli-Komo-Leu
Hero Member
Mensagens: 605
Votos: +0/-0
Tal Sensei tal aluno
«
Resposta #1 Online:
Fevereiro 18, 2006, 17:11:00 »
OSS!
E o pior é que eu treinei com ele.Será por isso que meu karate ficou assim,e que eu sou shodan até hoje?
Tal pai,tal filho.
OSS!!
Hapli
Pedro
Registrado
Marcio-SP
Hero Member
Mensagens: 587
Votos: +0/-0
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #2 Online:
Fevereiro 18, 2006, 17:26:30 »
Em linha gerais Katsumoto, pelo que entendo, os primeiros karatecas que chegaram no Brasil não eram profissionais....Eram camponeses que treinavam karate que vieram no boom de imigração. Aà chegaram no Brasil, e resolveram dar aulas....Esse deve ser o caso do Harada, certo???
Depois chegou o troglodita do Professor Okuda, que era PROFISSIONAL e ensinou para aquele outro bando de loucos.....Esse já era um karate diferente, muito mais refinado!!!!
É mais ou menos isso né??
Acho que o vÃrus realmente está se transmitindo
Registrado
Oss!!
furite
Full Member
Mensagens: 151
Votos: +0/-0
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #3 Online:
Fevereiro 18, 2006, 18:34:51 »
Hapli, com que vc não treinou?
esse harada é aquele que tropeça no kihon? o marcio tbem tropeça e nem por isso falo mal dele!!!mas numa coisa ele tem razao, o virus rokudan esta se espalhando...aiaiaiai
Registrado
mauross
Hero Member
Mensagens: 696
Votos: +0/-0
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #4 Online:
Fevereiro 18, 2006, 19:18:54 »
virus...? que katsuo de historia é essa...
o marcião tropeça e escorrega nos pêlos que caem dele na hora do kihon.
brincadeira!!!
Registrado
Uma vassoura velha tem o seu valor.
Marcio-SP
Hero Member
Mensagens: 587
Votos: +0/-0
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #5 Online:
Fevereiro 18, 2006, 20:00:48 »
Vc não conhece o virus do 6º dan?
? Acho que a melhor pessoa pra explicar é o Hapli....
Registrado
Oss!!
RicardoCosta
Hero Member
Mensagens: 1.591
Votos: +2/-1
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #6 Online:
Fevereiro 19, 2006, 15:20:02 »
Não coneço o karate de Harada Sensei.
O karatê que conheço é do Okuda Sensei, através de um de seus alunos, que não ganhou nome e expressão, por nunca ter se importando com competições, mas que é um dos karatecas mais fortes que já vi. Isokichi Okuyama (Pedro). Mas, é muito bom conhecer alguém como o Katsumoto, pois sua dedicação a pesquisa faz com que nosso conhecimento tanto teórico como técnico sobre o karatê cresça.
Oss
Registrado
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!
Arivaldo
Hero Member
Mensagens: 1.357
Votos: +2/-0
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #7 Online:
Fevereiro 19, 2006, 16:52:25 »
Bem ou mal o Sensei Harada foi um dos precusores do karate no Brasil e junto com outros mestres ajudaram no crescimento do karate.
E devemos agradecer por isso, lembrando que ninguém é perfeito....................
O próprio Mestre Funakoshi não consigo lembrar onde, mais li que ele só foi escolhido para levar o karate-do de Okinawa para o continente (Tóquio) porque tinha mais educação e sabia como se portar na corte do que propriamente por sua habilidade no karate-do.
O que se fala e que tinha muitos mestres com muito mais habilidade que Funakoshi, mas sem nenhuma educação.
Oss,
Ari - Santos/SP
Registrado
RicardoCosta
Hero Member
Mensagens: 1.591
Votos: +2/-1
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #8 Online:
Fevereiro 19, 2006, 23:25:51 »
Interessante essa questão do Funakoshi! Eu não sabia disso, seria interessante se você conseguisse a fonte dessa informação, Ari.
Oss
Registrado
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!
katsumoto
Hero Member
Mensagens: 2.936
Votos: +2/-19
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #9 Online:
Fevereiro 20, 2006, 11:38:43 »
Acabei de ler as duas obras sobre o Mestre Harada e cheguei a uma conclusao. No Japao,nos anos 50 cada Mestre ensinava o Karate Shotokan de uma maneira diferente.Ele relata que aprendeu o Zenkutsu com os pes na mesma linha, depois foi repreendido pelo filho de Funakoshi dizendo que tinha que manter a largura dos quadris.Tem diversas fotos dele(harada) socando o makiwara sem o hikite, tecnica muito feia alem de estar totalmente inclinado para frente.
A resposta para aos inumeros ataques a jka é INVEJA, o Karate da JKA evoluiu muito rapidamente e ficou muito superior aos outros metodos de ensino do Shotokan,devido aos OLD BOys da UNiversidade Takushoku, Nakayama, Okazaki,Nishiyama dentre outros que pesquisaram o Karate de uma maneira cientifica e fizeram dele o melhor do Japao.
Percebe-se nos dois livros a discriminacao ao Metsre Nakayama, apesar de que reconhecem seu merito como Professor de primeira linha, apesar de insistirem que ele foi um lutador sem grandes habilidades fisicas.
Como nao compro peixe dos outros, a leitura foi agradavel mas nao convenceu....
Registrado
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna
yyz
Jr. Member
Mensagens: 79
Votos: +0/-0
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #10 Online:
Fevereiro 20, 2006, 13:19:12 »
Katsumoto,
Quais são os livros que você leu?
[]'s
Alex
Registrado
nd the meek shall inherit the Earth...
Gustavo-RJ
Global Moderator
Hero Member
Mensagens: 2.475
Votos: +5/-2
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #11 Online:
Fevereiro 20, 2006, 13:42:31 »
Katsu,
Ve se não da uma de Miss e responde "O PEQUENO PRINCIPE"
Registrado
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ
Juan (opasto)
Sr. Member
Mensagens: 416
Votos: +0/-0
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #12 Online:
Fevereiro 20, 2006, 17:57:19 »
Agora não entendo mais nada. Essa historia da zenkutso numa mesma linha e inclinada afrente é defendida a morte no Karate Shotokai até hoje. A historia que eles contam é que a posição de zenkutso "JKA" é antiga é que foi abandonada por Funakoshi pai e filho. Là entrevistas do Harada onde ele disse que foi aluno particular de Funakoshi e Egami, Vai entender esse Harada.
Essas fotos (e legendas) estão no site shotokai.com para exemplificar (nesse site tem muita informação sobre o Karate Shotokai)
Técnica antigua abandonada por O-sensei y Yoshitaka (Gigo) Funakoshi
Técnica actual (Sensei Miyamoto)
Técnicas de avance actual (libre de movimientos parásitos)
Avance antiguo, aún practicado por muchos
Registrado
OSS!
Juan Claudio Martin
Hapli-Komo-Leu
Hero Member
Mensagens: 605
Votos: +0/-0
Zenkutsu
«
Resposta #13 Online:
Fevereiro 20, 2006, 21:32:00 »
Oss!
Agora quem não entende mais nada sou eu!
É uma questão de dinamica,nada mais que isso.
Reparem o pé de traz desse Miyamoto,e o óbvio,a posição da perna da frente.
Só milagre faz ele dar um bom mae gueri,ou um rasoável oizuki.
Cada dia que passa vejo mais bobagens e ainda todas fotografadas.
Se continuar assim,vou maticular-me na academia de Krav Maga do Gustavo.
OZZ!
(AGORA O CORRETO PARA ESCREVER OSS,É OZZ)
Hapli
Pedro
Registrado
masters
Jr. Member
Mensagens: 59
Votos: +0/-0
Sensei Harada de novo...
«
Resposta #14 Online:
Fevereiro 20, 2006, 21:40:30 »
concordo com o hapli.... com essa posição não se tem velocidade e potência para nenhum movimento... vou continuar com o meu zenkutsu "antigo" e "antiquado".
OSS
Registrado
Treinar karate o tempo todo. Milhares de repetições. Máxima força sempre. O espÃrito sempre vence a técnica" Okuda Sensei
OSS
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Pessoas e história do karate
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
Sensei Harada de novo...