Prezados colegas Karatecas,
Estas trocas de informações são muitÃssimo importantes! Eu comecei a desenterrar as verdades da história real do karate com o surgimento em massa da intenet no Brasil, por volta de 1996... Até então acreditávamos naquilo que nos era passado pelos "super mestres" que achavam que sabiam tudo! Nós tinhamos mania de idolatrar e pensar que eram invulneráveis... Com todo o respeito, mestre em sabedoria e paz, amor e felicidade, esse sim é mestre para mim! "Nem todos os mestres fazem karate e nem todos os karatecas se tornam verdadeiros mestres!"
Cheguei a algumas conclusões pessoais, sem ofender a ninguém, são verdades minhas, não absolutas:
1) As artes marcias de modo geral se interrelacionam na origem; Pesquise a fundo por fatos, escrituras, contos, descrições. Analize os Katas dos estilos de karate, de Kung Fu, de Taekwondo...se vc prestar atenção descobrirá muita coisa. Tenho 5Gb de vÃdeos baixados da internet. Veja o Gigo Funakoshi fazendo o final do Heian Godan, sua postura é idêntica ao Kung Fu!
2) As Artes Marciais, assim o Karate, sempre estiveram em constante adaptação as necessidades de quem utilizava. Nos primórdios as lutas eram para sobreviver, técnicas rudimentares desde a idade da pedra.
Na India e depois para a China, as Artes foram moldadas pelo sentido religioso e espiritual, mas também serviam para a defesa. Em Okinawa, com proibição das armas, desenvolveu-se técnicas capazes de neutralizar um adversário armado. Qual é melhor, um Tzuki ou Shihon Nukitê?
Depende, de vc for atacar um soldado com armadura, um golpe de mãos abertas nas articulações é sua única chance! Hoje alguém luta com armaduras?
?
As condições da região, local, costumes, tipo fÃsico e principalmente as necessidades moldaram a essência dos Katas. Cada mestre desenvolveu seu Kata dentro dessas condições de modo evolutivo e adaptado as condições de cada época da história. O Karate evolui muito em okinawa devido a real necessidade de combate. Só para ilustrar, o estilo reto chamado JEET KUNE DO de Bruce Lee é mais parecido tecnicamente com Karate do que com o Kung Fu Tradicional, porque é uma evolução prática e objetiva, retirou-se coreografia e deixou-se o que realmente funciona. O Shotokan que praticamos hoje, evoluiu até a morte de Nakaiama. Basta assistir os vÃdeos (eu tenho esses vÃdeos!) dos mestres japoneses executando katas nos anos 50 e depois ver novamente nos anos 60 e 70. Mudou muita coisa, evoluiu! Retirou-se quase tudo o que lembrasse da China... O Karate inseriu novos golpes como Ushiro Geri e Ura Mawashi Geri, se não me engano foi o filho de Funakoshi "Gigo" que os descobriu (ou copiou de algum lugar da Coréia....hehehehe).
Nota-se que naquela época não haviam livros, não havia telefones, aviões, automóveis, internet...Não haviam pesquisas cientÃficas, a medicina estava engatinhando em relação ao mundo de hoje.
Eles treinavam do melhor jeito que podiam, com o conhecimento e as condições que tinham e para superar os desafios de que necessitavam enfrentar em uma determinada época e região! KATAS: Os costumes orientais são baseados nos KATAS. Para tudo existe um Kata, para acordar e escovar os dentes, para receber uma visita, para jantar (acho até que para fazer cocô..hehehe). É um cultura muito forte, tem um livro em português de um empresário que viveu 20 anos no Japão e descreve a cultura do Kata naquele povo, chama-se "KATA", infelizmente esqueci o nome do autor.
Tudo o que falei até agora, vamos refletir e juntar o quebra cabeça:
Golpes funcionam ou não, depende do treinamento e da necessidade. Dar um soco é muito mais útil em uma briga de rua. Em competições nas regras antigas só existia Tzuki praticamente, porque valia ippon e se fosse com menos eficiência ainda se ganhava Wazari. No novo regulamento da WKF, onde um chute chudan vale Nihon e Jodan Sambom e derrubar e marcar no chão vale Sambom, as lutas ficaram bem mais interessantes! Mas tudo mudou pela necessidade, e qual a necessidade: marcar pontos e vencer um desafio! Quem reclamou falta de criatividade, basta ver os vÃdeos das lutas de atletas de alto nÃvel aplicando golpes de varredura, tobis, sequências de socos e chutes, etc em uma velocidade muito, mas muito rápida!
Ah! Mas o Karate não pode se afastar dos princÃpios!
- Que princÃpios??? Quando existiu princÃpios??? Qual mestre teve princÃpois universais??? Porque eles então brigavam uns com os outros, já que eram super mestres de princÃpios???
Você pucha a mão acima do ombro no kihon? Claro! Pois faz parte do Kata. Mas na luta, tem que defender direto, porque é real e prático.
Apoio o Karate na forma tradional em qualquer estilo, como terapia na saúde, no combate ao extresse, como filosofia de vida, etc. Mas para defesa pessoal só serve se praticar Bunkai e na competição só funciona se treinar muita técnica de luta com um colega "sparring". Quem só faz Kihon e Kata sem treinar luta não desenvolve noção de distância e movimentação adequada. São as duas rodas de uma carreta, ambos importantes.
Se você assiste um luta de alto nÃvel não vai saber qual estilo cada lutador pratica! Se acertar vai ser no chute, pura sorte! Porque não se luta como se faz kata! Os katas são um biblioteca, onde se guardam as técnicas para passar as gerações futuras, porque era a única maneira na época em que não haviam mÃdias como livro, CD, DVD e nem academias. Quem analiza percebe os golpes ocultos. Ex.: Na boa, vamos ser sinceros nos Tekki, alguém já desconfiava que aquele chute em que a perna sobe e desce ao chão pode ser um O-soto Gari (técnica de derrubar)
Os treinos individuais se desenvolveram nas épocas que se praticava em segredo. Os Kihons Kumites (Ippon, sambom, Gohon) na época não se aceitava o kumite propriamente por regras e costumes da sociedade conservadora local. Mas se hoje em dia dispomos de todos os recursos necessários para evoluir, para melhorar, porque não o fazer?
Existem centenas de estilos de karate e todos são excelentes, eu pratico Shotokan e sou filiado ao Karate OlÃmpico, porque entrei na academia aos 12 anos e era o que o professor ensinava. Se ele ensinasse Ninjutso, hoje eu seria um possÃvel ninja!!!! Todos os leigos, são leigos!!!!
Todos os estilos, linhagens, federações, representam um excelente diversidade de culturas e necessidades de defesa, (as federações ramificadas representam principalmente as necessidades financeiras de seus fundadores....hehehehe). Apesar de centenas de estilos, só há 3 formas de lutar karate na prática:
1-defesa pessoal
2-Esporte semi-contato (pontos)
3-Esporte de contato.
Como defesa pessoal: é imprescindÃvel treinar Bunkai! O Karate é muito eficiente em situações de alto risco contra vários adversários ou oponentes armados. Todos os estilos e linhagens são eficientes;
Como esporte de competição por pontos: é um ótimo lazer, tem gente que se apaixona por pescaria, futebol, drogas, putaria, jogos diversos, etc, eu me apaixonei por karate esportivo, que é saudável e me leziono menos que jogando futebol...
Como esporte de contato total: Essa facção do karate precisa evoluir muito. Francamente, sem desculpas esfarapadas, não ganharam nenhum vale-tudo ainda...
O Bruce Lee chamava seu estilo se "um cÃrculo sem circunferência". E o meu Karate é assim também, se vejo no Judô ou Taekwondo ou etc, uma técnica ou estratégia boa de ser aplicada e mais eficiente do que a forma que eu tinha até antes, ela passa a fazer parte de meu arsenal!
Pra finalizar:
Dizem que se Cristo voltasse a Terra não seria cristão, se Carl Marks voltasse não seria Markxista, eu acho que se Funakoshi voltasse, não seria mais karateca também.
Que venha o fuzilamento...