Autor Tópico: História do Kyokushin  (Lida 27029 vezes)

Offline kyokushin

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
    • http://www.fotolog.net/thalinho
História do Kyokushin
« Online: Julho 04, 2004, 00:44:37 »
A história do Karate Kyokushin, está ligada á fabulosa história da vida de Mas Oyama, o Fundador do Karate Kyokushin. No Japão Sosai é frequentemente lembrado como: "O Samurai do século XX"

De origem coreana, Masutatsu Oyama, nasceu em 1923 no sudoeste da Coreia a 300 km de Seul. Após uma infância marcada pelas zaragatas com os seus colegas, o jovem Hyung Yee começa a treinar com um trabalhador da propriedade dos seus pais, perito em Artes Marciais. Devido à sua irreverência, aos 14 anos, o seu pai envia-o para a escola militar de Yamanashi no Japão.
Como em 1937 o Japão, em guerra com a China, é transformado num autêntico campo de concentração, o jovem coreano decide aprender, rapidamente, o japonês.
Durante os dois anos que esteve em Yamanashi, treinou Karaté Shotokan. Mas, estes treinos não o convencem e vai para Tóquio seguir o ensino dos maiores mestres, entre os quais sensei Gichin Funakoshi. Nidan (2º dan) em dois anos, deixará o karaté shotokan, discordando do trabalho muito rígido e linear.

Em 1947 vence o primeiro "Al Japan Tournament" realizado em Kyoto, no Karnyama Gymnasium, que reunia todos as escolas de Karaté-Do. As regras eram simples: não existiam regras. Para o jovem coreano era a oportunidade, única, de provar a eficácia dos seus treinos.
Após a segunda guerra mundial, durante o período da ocupação do Japão pelos aliados, o Hotel Sarno, em Tóquio, é palco de uma festa. A noite estava animada, quando a tensão sobe subitamente, surpreendendo tudo e todos. Dois homens discutiam na pista. O japonês, grande e ágil, o seu rival, um coreano compacto, descontraído e sereno. Enquanto discutiam, o japonês mete, lentamente, a mão à cintura e tira uma faca. Depois de avançar, lentamente, lança-se, bruscamente, sobre o seu adversário. Numa fracção de segundo, o coreano bloqueia o ataque e, em Shuto, deflagrou um violento golpe ao seu rival. O japonês, morreu imediatamente. Este incidente, decide, definitivamente, a vida futura do jovem Hyung Yee, que tinha, então, 24 anos.

Masutatsu Oyama (nome que escolhera), decide então exilar-se, para meditar, na solidão dos montes Kyiosumi. É, então, yondan (4º dan).
Impõe, a si próprio, disciplina e treino muito rigorosos. Importa, das formas antigas coreanas, o trabalho de pernas, às quais acrescenta o Ashi Barai (rasteiras) e os ataques às pernas. O Goju Ryu inspira-o, para o trabalho respiratório e as técnicas de punhos. O Shotokan, princípios do movimento linear e acrescenta, para os mais graduados, as formas circulares do Taikiken, do mestre Kenichi Sawai.

Quando volta à civilização já não é o mesmo karateka. Com punhos como martelos, suficientes para esmagar a carne e os ossos dos seus adversários, considerando não ter rival à altura na raça humana, decide testar a sua força e capacidades contra um touro e a partir: tijolos; garrafas; pedras; árvores, etc..., com as mãos nuas.

Combaterá, durante a sua vida, contra 52 touros, contentando-se em partir-lhes os chifres em Shuto (sabre da mão). Matará 3.
Em 1952 começa uma tourné, triunfante de demonstrações e desafios, nos Estados Unidos e, depois, através da Ásia, combate contra lutadores de toda a espécie: Judo; Karaté; Boxe Tailandesa; Inglesa, etc..., que vence, largamente. Respondeu a 270 desafios, vencendo a maioria dos seus adversários com um só golpe. Um combate nunca durava mais de 3 minutos, necessitando, apenas, de alguns segundos para os dominar.

Mas Oyama é considerado imbativel nessa época. Em 1960, o New York times considera-o "O homem mais duro do mundo".

É em 1957, três anos após a abertura do seu primeiro Dojo, que Mas Oyama cria a organização "Kyokushinitai". (literal: associação, escola da última verdade). O "1º Torneio Kyokushinkai", foi organizado nas ilhas Hawai por Edwar Lowe, que Mas Oyama apelidava de "meu irmão". Mas Oyama estará presente e faz uma demonstração.

Em 1960, na segunda edição do torneio, estarão presentes 16 países. Em 1964 Mas Oyama cria a "IKO". Neste mesmo ano, algumas escolas Tailandesas lançam um desafio às organizações japonesas. Só a escola "Kyokushinli" responde afirmativamente. Mas Oyama escolhe os alunos e, no dia 17 de Fevereiro de 1966, após vários adiamentos, realiza-se o desafio. A equipa "Kyokushin" vence e de volta ao Japão, são recebidos como verdadeiros heróis.

Só em 1969 Mas Oyama organiza, em Tóquio, o "1º Kyokusliin All Japan Tornament".
Em 1975, Mas Oyama está em condições de organizar o "1º Campeonato do Mundo em Tóquio". Trata-se de um campeonato aberto a todos os estilos, sem categorias de peso e combates ao KO, sem protecções. Desde então, é realizado todos os quatro anos. O sucesso e a reputação destes campeonatos é de tal ordem, que várias escolas serão influenciadas a organizarem provas semelhantes, incluindo vários dissidentes de Mas Oyama. No Japão e depois em todo o mundo, Masutatsu Oyama soube dar a conhecer o "Kyokushinkai" através da publicação de alguns livros.
"Kyokushin": "Última verdade"! Os combates realizam-se ao KO. Os testes de quebra e a endurance, servem para os alunos se testarem e se ultrapassarem; o kihon e kata, são as peças principais, permitindo a cada um progredir na "via". Actualmente, o "Kyokushiniiai" representa, no Japão, a maior escola de Karaté-Do e conta com 14 milhões de praticantes nos cinco continentes. O seu sucesso vem, sem dúvida, do lado espectacular e do realismo dos seus combates - a parte visível do iceberg.
Mas, o Kyoku Shin Kai é muito mais que uma arte de combate. É uma escola dotada de uma fabulosa riqueza técnica, onde a humildade é rigorosa, onde o respeito por si próprio se adquire no respeito do próximo, onde o mental se consegue com a disciplina e com o rigor necessário nos treinos. E, no final, o combate não representa mais do que uma parte de um todo que se pode considerar como uma arte de viver.
Mestre Masutatsu Oyama, deixou-nos em abril de 1994, após uma vida dedicada ao Karaté. O "Kyokushinkai" perdeu o seu pai, mas continua muito forte em todo o mundo, agora sob o impulso do herdeiro testamentario de mestre Oyama, Mestre Shokei Matsui, nomeado director (Kancho) pela organização mundial, (IKOK) de forma a garantir a perenidade do nosso estilo.  :D
hales Macêdo
Karatê-Dô Kyokushinkai-kan Oyama

Offline Bl4cKtH0rN

• Sr. Member
História do Kyokushin
« Resposta #1 Online: Julho 04, 2004, 01:13:47 »
Tu e o Thalinho????

Offline kyokushin

• Newbie
  • *
    • http://www.fotolog.net/thalinho
ISSO!
« Resposta #2 Online: Julho 04, 2004, 01:38:19 »
Isso, eu uso o nick thalinho no IRC da Rede BrasNET, quem entrar nesse tipo de chat eu estou sempre no #karate e no #Ilheus (canal de minha cidade) com o nick thalinho com já disso e afirmei.

Abraços!
hales Macêdo
Karatê-Dô Kyokushinkai-kan Oyama

Offline BigBoy

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
História do Kyokushin
« Resposta #3 Online: Julho 04, 2004, 10:15:57 »
Fala Thales,

Tem algum site onde eu possa saber quais são as academias de
kyokushin do Brasil?
   Vc saberia me dizer se tem alguma academia no Paraná,
especificamente em Curitiba?
   Nos anos 90 apareceu aqui um faixa preta e um senpai faixa marrom
dele. Um japonês novo, bem formal, apresentou-se ao então presidente
da federação daqui e coisa e talz. Mas ele sumiu. Nunca mais ouvi falar
dele.

Vc saberia explicar que papo é esse do kyokushin não poder mais no
Brasil utilizar o termo "karatê kyokushin"? Dizem que depois de um
torneio em Sampa onde ocorreu uma morte, uma disputa com a CBK
lhes fêz mudar o nome para "Luta de Contato Oyama". É verdade?

[]´s
BigBoy

Offline Samurai-Jp

• Jr. Member
  • **
    • http://
História do Kyokushin
« Resposta #4 Online: Julho 06, 2004, 10:55:22 »
Apenas complementando o colega kyokushin,
aqui no Jp existe tb o Shin Kyokushin (Novo Kyokushin), que eh o grupo dos que foram contra a nomeacao de Matsui para Kancho. O lider representante eh o ex campeao mundial Midori Kenji, um dos maiores nomes do Karate ate hoje. Este grupo tb eh muito grande, e tb promove campeonatos mundiais. Por brigas na justica, eles foram proibidos de utilizar o nome e o logotipo do Kyokushin, adotando assim, o nome Shin Kyokushin. Na minha opiniao, atualmente, o nivel tecnico dos dois grupo eh quase igual. Gostaria de ver uma luta entre os respectivos campeoes. Mas anos atras, qdo o campeao do grupo Matsui era  Francisco Filho, nao havia adversarios para ele no grupo de Midori Kenji. O unico que poderia bate-lo era o lutador Kazumi Hajime, que fazia parte do mesmo grupo, e  com o qual Filho disputou a final do Mundial em 1999.

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
História do Kyokushin
« Resposta #5 Online: Julho 06, 2004, 11:39:47 »
Samurai - jp

Qual o significado das palavras

shin

ken

separadas

e juntas

shin-ken

Obrigado

Offline Samurai-Jp

• Jr. Member
  • **
História do Kyokushin
« Resposta #6 Online: Julho 06, 2004, 11:50:34 »
Samurai :)
na verdade eu precisaria ver o kanji (ideograma) para poder dizer a qual  significado ele se refere, pois dependendo da letra pode ter varios.
Mas se for o que eu estou pensando, usado em "shinken kumite" por exemplo, ele significa um kumite "serio", pra valer.
Espero que seja este :?

User28

• Visitante
História do Kyokushin
« Resposta #7 Online: Janeiro 14, 2005, 21:36:00 »
*Editado pelo moderador*

Saudações,

O Oyama foi desmoralizado por seu aluno Jon Bluming em seu livro autobiografico, não ganhou nenhum Campeonato Japones e os Touros com que lutou estavam anestesiados.O Karate Kiokushin é um karate sem técnica alguma, onde não existe distancia real pois não se póde socar no rosto.Eles ficam  dando aqueles socos horríveis em baixo sem nenhuma técnica e os chutes nem vou comentar.Infelizmente tem gente que gosta e treina.
A unica excessão é o Francisco Filho do Brasil que é um excelente lutador, forte espírito, mas infelizmente num estilo muito ruim, deveria ter feito MuayThay. Sedaria melhor.
[/color]

Offline cuca

• Full Member
  • To be strong...CRVT forever!
História do Kyokushin
« Resposta #8 Online: Janeiro 15, 2005, 10:56:48 »
Olá a todos
Caro Katsumoto
Difícil deixar de comentar a maneira grosseira como tu comenta certas coisas. Teu sensei, o Roberto Santana, trocou e-mails comigo a muito tempo atrás ( quando iniciei no karate ) e foi extremamente gentil, atencioso e mostrou um conhecimento enorme sobre todos estilos de karate e em especial ao Shotokan.
Me fez comentários inclusive sobre o kiokushin ( foi numa época que um lutador de kiokushin foi na nossa academia de wado ryu desafiar nosso professor ) e não mostrou em nenhum momento desprezo ou desrespeito.
Te aconselho a se espelhar em seu sensei, que mesmo tendo opiniões fortes ou contra algum estilo, mostrou elevado nível de espírito e caráter ao tentar esclarecer dúvidas de um novato, no caso eu.
Tu, com a tua idade e prática, deveria se preocupar mais em transmitir tudo de bom que com certeza tu deve ter, e não arrogância e desrespeito.
Tuas opiniões tem um peso muito grande aqui neste site, junto com outros praticantes experientes daqui. Nós, os mais novos no karate, literalmente babamos quando lemos seus posts, do néto, gustavo, shogun, rene e tantos outros que não lembro e praticam a muitos anos.
Não me leve a mal, por favor.

Abraços
Luiz-Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline bushi

• Jr. Member
  • **
História do Kyokushin
« Resposta #9 Online: Janeiro 15, 2005, 13:34:54 »
Pois é Cuca, nunca pratiquei Kyokushin, mais quem fala que é um Karatê sem tecnica, nunca deve ter visto lutas do Andy Hug, do Filho ou do Glauber...os mais tradicionalista podem falar o que for, porém eles são o estilo de Karatê mais respeitado por outras lutas devido aos rigores dos seus treinamento e suas tecnicas simples, porém terrivelmente eficientes.

User28

• Visitante
História do Kyokushin
« Resposta #10 Online: Janeiro 15, 2005, 14:11:28 »
*Editado pelo moderador*

Cuca,

Acho que vc nãO LEU DIREITO O QUE EU ESCREVI.
 Não interessa o quão famoso ou praticado um estilo de luta se torna, estou falando de um fanfarrão chamado Masutatsu Oyama, que em sua vida toda só mentiu em relação aos treinamentos de Karatê.
Mentiu quando disse que treinou com Funakoshi, Mentiu quando disse que matou 48 touros(neste caso ele é um criminoso,pois matar animais indefesos é crime) e arrancou o chifre de muitos outros.
Se vc tiver o trabalho de ler o livro do Sensei Jon Bluming(Ex-Judoka Holandês que passou parao Karatê quando conheceu Mas Oyama, se tornou seu aluno predileto e é o único no mundo a ostentar  o 10ºDan da Kiokushin, conferido a ele pelo próprio Oyama).
Mr. Bluming em seu livro conta de todos os "truques"dele em demonstraçÕes. O Oyama NUNCA participou de nenhum Campeonato Japonês conforme o anunciado e as 300 lutas seguidas que fez foi a maior mentira dele. Tudo isso não fui eu que disse, foi o melhor aluno dele. Sobre lutadores como Francisco Filho, Ademir Costa, Andy Hug dentre alguns outros, é claro que são grandes lutadores, de Kiokushin, o Andy Hug e o Francisco Filho melhoraram muito porque treinaram boxe para disputar o K-1 , por isso se deram bem  nesse tipo de luta.
Na minha opinião o que conta é o lutador e não a luta.
Kiokushin é tecnicamente muito ruim, Nào existe distância Real nas lutas, os golpes sómente são eficientes na média distância, tem-se que chegar muito perto para que atinjam o oponente e como não sócam no rosto passa a ser uma luta irreal. Como Karate de Resistência é muito forte, devido aos rigores de seus treinamentos que inclusive incentivam seus atletas a fazerem musculãção para aumento de massa muscular.
Agora eu pergunto:-Vc já viu algum praticante de Kiokushin pequeno ganhar dos grandões como Francisco Filho, Andy Hug etc???
O forte sempre ganha.
O Ademir Costa abandonou a Kiokushin dentre outras coisas por chegara conclusão aqui exposta, queria lutar o K-1, não deixaram e a partir daí fundou a Seiwakai,onde modificou algumas técnicas e criou um Karate meolhor e mais eficiente do que  o Kiokushin.
Voltando ao Oyama, certa vez o Sensei Fumio Demura em visita ao Brasil me disse que o Oyama era muito mau visto no Japão, sentava-se como umYakuza, certa vez eles se encontraram num evento nos EUA e o Oyama estava "debruçado"numa cadeira colocada ao contrário(costas) enquanto ele se apoiava com os cotovelos no encosto, atitude altamente reprovável até mesmo entre os Mestres.
Mas como ele não é Japonês, entende-se a diferença.
Agora, Cuca essa é para vc. Vc deveria ter um pouco mais de tolerância ao ler mensagens que não lhe agradam,se vc se sente feliz em treinar Kiokushin, continue assim, o que importa é a sua felicidade, mas felizmente continuarei a criticar escolas e estilos que não me agradam,principalmente se seus FUNDADORES forem fraudes como era o Oyama.Se vc não gostar do que leu, problema seu.

[/color]

Offline BigBoy

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
História do Kyokushin
« Resposta #11 Online: Janeiro 15, 2005, 14:17:11 »
O Assuério,

tradicional lutador de Muay-Thai, está atualmente buscando
respirar ares novos para concentrar-se melhor, tolerar as dores,
exatamente com Ademir da Costa, representante do kyokushin.
Mas Oyama realmente aparenta não ter sido uma boa pessoa,
mas seu legado é inegável. Está aí, para todos testarem.

Não faria o kyokushin, porém esta luta, de fato, carrega uma
forte bagagem de conhecimentos técnicos de luta.

[]´s
BigBoy

Offline bushi

• Jr. Member
  • **
História do Kyokushin
« Resposta #12 Online: Janeiro 16, 2005, 13:16:58 »
Citação de: "Katsumoto"

Kiokushin é tecnicamente muito ruim, Nào existe distância Real nas lutas, os golpes sómente são eficientes na média distância, tem-se que chegar muito perto para que atinjam o oponente e como não sócam no rosto passa a ser uma luta irreal. Como Karate de Resistência é muito forte, devido aos rigores de seus treinamentos que inclusive incentivam seus atletas a fazerem musculãção para aumento de massa muscular.
Agora eu pergunto:-Vc já viu algum praticante de Kiokushin pequeno ganhar dos grandões como Francisco Filho, Andy Hug etc???
O forte sempre ganha.
O Ademir Costa abandonou a Kiokushin dentre outras coisas por chegara conclusão aqui exposta, queria lutar o K-1, não deixaram e a partir daí fundou a Seiwakai,onde modificou algumas técnicas e criou um Karate meolhor e mais eficiente do que  o Kiokushin.
Voltando ao Oyama, certa vez o Sensei Fumio Demura em visita ao Brasil me disse que o Oyama era muito mau visto no Japão, sentava-se como umYakuza, certa vez eles se encontraram num evento nos EUA e o Oyama estava "debruçado"numa cadeira colocada ao contrário(costas) enquanto ele se apoiava com os cotovelos no encosto, atitude altamente reprovável até mesmo entre os Mestres.
Mas como ele não é Japonês, entende-se a diferença.

1- Quando me referi a tecnica dos karatecas da kyokushin no K-1 falava sobre a movimentação e tecnica de chutes, não a parte de socos. O Andy Hug é considerado o lutador de estilo mais plástico e tecnico de chutes que já passou pelo K-1, e o Francisco Filho (segundo seus proprios oponentes) tem o Low Kick mais forte da modalidade...
2- Um praticante de Kyokushin também pode dizer que o Shotokan é um estilo irreal de luta, por não permitir o contato, por não permitir o nocaute e também por não treinar absorção de golpes e calejamento...
O fato dos grandões sempre vencerem os torneios abertos da Kyokushin não quer dizer nada, pois no Judo, no Jiu Jitsu e no proprio Karate WKF existe as categorias de pesos, para tornar as coisas mais justas.
3- O fato do Oyama não ser bem visto pelos japoneses se encaixa naquele seu post sobre o racismo dos niponicos sobre tudo e todos que veem de fora...e o mestre Oyama era coreano...
4- Sou ex-praticante de Shotokan, acho um estilo tecnicamente sensacional, porém sei reconhecer o que há de bom nos outros estilos.

User28

• Visitante
História do Kyokushin
« Resposta #13 Online: Janeiro 16, 2005, 17:36:46 »
Caro Bushi,

Vc errou de novo. No Shotokan que eu pratico existe contato sim e não é pouco não, inclusive no rosto.Calejamento também existe mas sómente treina calejamentos que é serio no Karate através do Makiwara.
Entre na Brazil Jka para ver um treino e vc vai mudar de idéia sobre contato no Shotokan. Ademais, fico contente por vc respeitar todos os estilos, pois deve entender muito de Karatê.

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
História do Kyokushin
« Resposta #14 Online: Janeiro 16, 2005, 23:16:33 »
olá,

sobre o Oyama ser mal visto entre os japoneses, talvez entre os karatecas, talvez seja. Mas pelo contato que tive com alguns japoneses (leigos em karate), para eles um grande nome do karate é Oyama... os leigos não sabem que Oyama era coreano... E ficou famoso por ter seus causos transformados em mangá (historias em quadrinhos lidas por adultos e crianças)... Quanto a veracidade dos causos, eu passo...