Caro Bushi, Vc errou de novo. No Shotokan que eu pratico existe contato sim e não é pouco não, inclusive no rosto.Calejamento também existe mas sómente treina calejamentos que é serio no Karate através do Makiwara.Entre na Brazil Jka para ver um treino e vc vai mudar de idéia sobre contato no Shotokan. Ademais, fico contente por vc respeitar todos os estilos, pois deve entender muito de Karatê.
o kyokushin é um estilo de karate feito no quintal de casa, como qualquer um de nós pode fazer. não entendo por que tem gente que critica aquele tal de tayando e adora o kyokushin.se é bom ou não, vai de cada um. eu não gosto, mas sei que é uma luta eficiente como qualquer outra. o problema é a critica aos outros estilos e mestres japoneses, e as falacias do criador e dos praticantes dizendo que é o estilo mais forte, puro marketng. isso não devia acontecer mais por parte dos alunos, principalmente depois do oyama ter sido desmascarado pelo seu maior pupilo.além de todas aquelas calhordagens que o bluming contou eu acho que o maior erro no estilo é manter um doshu, e todos sabem que no karate isso não existe.