como no caso de Jesus Cristo que certamente não teve “ajuda” para difundir as suas idéias e ensinamentos (Muito pelo contrário, mas isso não importa no momento e essa não é a discussão).
“Além do mais, cada um que aprende karate o modificará um pouco... sempre foi assim...”Mais uma vez isto não é verdade. Justamente o oposto, a manutenção dos valores e do “modus operandi” é que faz com que a tradição permaneça e que o Karate não se descaracterize!
5) Você diz:“A única coisa certa a se afirmar sobre Funakoshi é que ele foi um ser humano como qualquer outro que amava muito uma arte que aprendeu desde a infância e que fez seu melhor para divulgá-la e felizmente funcionou. Mas não é por causa disso que podemos denegri-lo ou mitificá-lo. Se alguém duvida das habilidades do mestre Funakoshi, espere morrer e quando se encontrar com ele no Além aproveite e o desafie...”Neste ponto mais uma vez você concorda com a premissa principal do texto – desconstruir Funakoshi- portanto continuo não entendendo a sua posição!
P.S2) Não, Funakoshi não era um Mane, era um Gichin. Suas contribuições para o Karate são fundamentais mas não sobre-humanas (assim como suas capacidades) e provavelmente Masatoshi Nakayama dedicou-lhe a obra “Karate Dinâmico” e também a série “Best of... ” por sincera amizade!
Olá!Eu não entendo que diferença faz se o pai do Funa era um bebum ou não.Isso não muda em nada a contribuição que ele (FUNA)deu ao karate.Vamos parar de achar que os grandes mestres de Karate,foram ou sãosobrehumanos.Eles são apenas seres humanos que especializaram-se no karate e,por isso devem ser respeitados como professores de Karate e não como Deuses.Eles são como eu ou Vc. que especializou-se em alguma coisa;eu sei fazer publicidade e o Funa não sabia $%&! nenhuma de publicidade,e não é por isso que eu me torno melhor que ele,e nem ele melhor que eu.Não se esqueçam que os nossos professores fazem cocô,fazem xixi,tem tezão,comem bebem,e alguns até tem opções sexuais diferentes.Respeito é fundamental,porém excesso é irracional.E,$%&!-se o pai do Funagoshi.Oss!Pedro