OSS!!
Sou praticante do Karatê Kenyu-Ryu, o qual tem nosso grande representante no Brasil, Sensei AKIO YOKOYAMA.
HISTÓRIA DO ESTILO KENYU RYU NO BRASIL
A história do Estilo Kenyu-Ryu e do Karatê no Brasil e em Minas Gerais, Começa com a chegada de Sensei AKIO YOKOYAMA no porto de Santos S.P., vindo diretamente do Japão, recém formado na Universidade de Tenri.
Em Tenri formou-se em Ciências Contábeis e Administrativas, onde treinou Karatê, graduando-se 4o. Dan, sendo campeão Universitário.
Com a intenção de divulgar sua arte, em seu pensamento jovem e arrojado, resolveu sair de sua pátria e vir para o Brasil, onde outros mestres japoneses já o tinham feito. Tudo isto em Agosto de 1965. No mesmo dia dirige-se à Capital paulista instalando-se no bairro da Liberdade (Colônia Japonesa), passa uma noite e imediatamente no outro dia se dirige à Belo Horizonte - MG, pois sua intenção em outro paÃs não era de conviver com colonos japoneses, e sim, com brasileiros.
Foi para Belo Horizonte, por saber que tinha um clima ameno e agradável, e também por ter ouvido dizer que uma firma siderúrgica do Japão tinha-se instalado em Minas Gerais. (YAHATA - USIMINAS).
Em Outubro desse mesmo ano, começa a visitar academias de arte marcial, na cidade de Belo Horizonte, pedindo para iniciar aulas de Karatê, mas infelizmente todas recusam, mostrando desinteresse pela arte. Apenas uma academia de Judô " Samurays Gim ", administrada pôr Márcio Braga , acredita e cede espaço a Sensei Akio, tendo inÃcio assim o Karatê em Minas Gerais.
Dois anos depois, ou seja no ano de 1967, sai do Samurays para fundar a sua própria academia a TENRI DOJO, localizada no centro de Belo Horizonte, onde funciona até os dias de hoje.
Sentindo a necessidade de divulgar o Karatê como esporte, em 1970 funda a Federação Mineira de Karatê, com o apoio do presidente da Federação Mineira de Pugilismo o Prof.Shober, o artista plástico Jarbas Juarez, idealizador da bandeira e escudo, ficando a parte jurÃdica do estatuto com o advogado Salomão Cateb.
Importante frisar que com todos esses suportes a nossa federação pode participar do campeonato brasileiro desde o seu primeiro evento.
Mais tarde com a formação de faixas pretas, Sensei Akio sente a necessidade de fundar a ASSOCIAÇÃO KENYU KAY DO BRASIL.