Autor Tópico: Karate em São Paulo  (Lida 16442 vezes)

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +0/-0
Karate em São Paulo
« Online: Junho 01, 2005, 13:53:24 »
Vendo as discuções sobre federações lanço um desafio mental a todos.
Qual destas duas federações representa o Estado de São Paulo

1- Federação de Karate Paulista
www.fkp.com.br

2- Federação Paulista de Karate
www.fpk.org.br

Offline Lusitano

• Full Member
    • http://
Karate em São Paulo
« Resposta #1 Online: Junho 01, 2005, 18:05:09 »
A FPK é vinculada a CBK que é vinculada a WKF que é vinculada ao COE!!

Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
Karate em São Paulo
« Resposta #2 Online: Junho 01, 2005, 20:55:36 »
As 2 Federaçoes representam o estado de Sao Paulo.
  Qual é ou não oficial não foi parte da pergunta.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

marascas

• Visitante
Karate em São Paulo
« Resposta #3 Online: Junho 01, 2005, 23:59:35 »
Olha, eu não devia postar isso, porque tenho defendido tanto o "respeitar as federações do outros"... Mas essa eu não aguentei!!!

Essa tal de federação de karate paulista é filiada a tal "federação brasileira de karate"... Para ter uma idéia o campeonato brasileiro deles foi na cidade de Santa Cruz RS, onde ficam mais ou menos 80% dos karatecas filiados... Usando Kimonos pretos (só os mestres!) e outras coisas de fazer a cabeça de alunos que gostam de seguir o rebanho...
Loucura, loucura!!!

Me desculpem mais uma vez, mas eu não resisti a essa!!!!

Neto110

• Visitante
Karate em São Paulo
« Resposta #4 Online: Junho 02, 2005, 07:18:25 »
A legislação esportiva Brasileira permite que possamos todos nos associar a quem quizermos e estar juntos de quem pensa como nós. Ningue´m é obrigado a ficar vinculado a ninguém se não gosta, por isto a pergunta, "quem representa o estado de SP?" é sem sentido. Cada associação destas representa seus filiados.

É uma fantazia do tempo da ditadura pensar que existe uma organização que poderia falar estar representando todo mundo em algum aspecto. Isto pode até ser válidopara esportes ou atividades que tenham 12 praticantes, mas são milhares os karatekas.

Em sã consciência ninguém pode falar que uma organização de tantos membros filiados represente exatamente todos estes membros, geralmente ela tem que adotar critérios que são falhos (por mias boa vontade que se tenha) e sempre surgem distorções.

Sobre a sua crítica ao como eles administram seus eventos, ou o karate-gi que usam,  Ã© complicado entender isto no contexto das suas outras idéias Marascas. Qual a diferença disto com a hakama que o tradicional usa para destacar os professores mais antigos?

Em tempo, o brasilerio deles deste ano é (ou foi) em uma cidade de MInas Gerais, Juiz de Fora, se não me engano.Você tem certeza do dado que tem?

marascas

• Visitante
Karate em São Paulo
« Resposta #5 Online: Junho 02, 2005, 09:34:11 »
Neto!!
O Hakama é uma tradição cultural, correto.

Claro que eles têm o direito! Mas como eu já falei, me desculpem, eu precisava falar, tento ser correto na medida do possível, mas às vezes não consigo... Falo porque conheço de perto essa federação e não acho justo o que pregam sobre o karate. Eu respeito organizações sérias, todas elas, além da minha (WKF), JKA, ITKF, etc
Mas quando vejo criarem supostas tradições que nunca existiram nem aqui e nem no Japão... Fala sério!!!

Vou fazer um elogio agora: vc têm discordado em muita coisa comigo. Mas o jeito suave com que critica torna o assunto agradável e dicutível com aproveitamento. Muito bom isso!

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Karate em São Paulo
« Resposta #6 Online: Junho 02, 2005, 10:09:28 »
marascas

Pelo que entendi a cor do karate-gi é o menor problema que vc viu .

por favor fale mais sobre o que conhece deles de certo e errado .

valeu

marascas

• Visitante
Karate em São Paulo
« Resposta #7 Online: Junho 02, 2005, 13:06:57 »
Não gosto de criticar o que é tradição e muito menos o que é novo.

Mas no caso deles, é diferente, pois fica claro que além do nível técnico ser baixíssimo (assisti a 2 competições de kata e kumite...) eles criaram estilos diferentes de karate, metodos de treinamento e regras de comportamento que não fazem parte e nunca fizeram do karate.
Mas de modo geral, talvez não seja por má intenção. Eu não sei o que se passa na cabeça de alguém, assim. Mas o chefe-presidente da federação é realmente um grande líder. Porque consegue atrair muita gente para o seu modo de pensar. E todos pensam como ele, todos falam as mesmas coisas... Parece o Karate como uma coisa "mística", entende... Um pouco de fundamentalismo. Me lembra algumas religiões...

Eu apenas estou criticando eles, porque admiro as entidades de administração do esporte que têm orgulho de usar o SEU nome. Ex.: C. B. de Karate Tradicional, CBK Interistílus, CBKShotokan, etc, etc. Mas nesse caso, o nome deles está registrado como "Federação Brasileira de Karate Free Style", mas eles insistem em usar apenas o nome "Karatê". Chamam a federação estadual aqui de "federação gaúcha de karate", mas então, não pode existir 2 federações com o mesmo nome! Eles não usam o nome "free Style" na internet e nem quanado se apresentam ao público. Parece-me que tentam se passar por nós...

Mas, no extress! Mesmo assim, não fazem mal a ninguém...

Neto110

• Visitante
Karate em São Paulo
« Resposta #8 Online: Junho 02, 2005, 16:42:13 »
Valeu Andre, tentei divergir sem confrontar.

Sobre esta posição de confundir as pessoas com nomes iguais quando representam coisas diferentes é complicado e sou radicalmente opositor de quem adota esta estratégia.

Offline Lusitano

• Full Member
    • http://
Karate em São Paulo
« Resposta #9 Online: Junho 02, 2005, 16:50:43 »
Citação de: "katsumoto"
As 2 Federaçoes representam o estado de Sao Paulo.
  Qual é ou não oficial não foi parte da pergunta.

Em momento algum falei que era oficial, só citei as entidades a qual a FPK é Vinculada!!

Abraços!!

Deni Bravo/Ass. Gaviões/Lusitano
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Offline nou

• Newbie
  • *
FGKFS - Federação Gaúcha de Karatê Free Style
« Resposta #10 Online: Fevereiro 06, 2007, 17:03:00 »
Em função de alguns comentários sobre a FGKFS (Federação Gaúcha de Karatê Free Style), venho fazer alguns esclarecimentos. Primeiro a FGKFS é uma organização independente, autônoma e de abrangência estadual. Está ligada à FBK por uma questão legal e para participarmos de eventos em nível nacional e internacional. Não estamos interessados em qual organização é ou não é oficial. Mesmo assim, todas são, desde que reconhecidas legalmente. O boxe e outras modalidades possuem mais de uma organização internacional. Por que, então, alguns agem com arrogância dizendo que a sua organização é a única oficial. Acho que a questão mais importante é: "Se o karateka acredito no seu mestre e na organização que o ampara, então ele está no lugar certo". Mas se isso não basta, é importante tb dimensionar se a qualidade dos atletas e/ou lutadores (pq são coisas diferentes) são qualificados e os métodos de treinamento são eficientes. Se o são, então a arte é boa e cumpre sua função. Se não são, é melhor sair da toca e procurar conhecer melhor o mundo das artes marciais visitando outras academias e experimentando outros sistemas para fazer uma análise mais realista. Eu sei que o Karatê Jyiu Do Ryu, uma linha do estilo Shotokan endêmica do Brasil, me proporciona uma boa base. Sei que o método é eficiente, até por que já fiz minhas incursões por outros estilos e outras modalidades. É uma linha moderna que ao mesmo tempo não se fecha no treinamento desportivo, fazendo juz ao termo "arte marcial". Para finalizar, peço aos críticos de carteirinha que, antes de fazerem certos comentários, procurem um Dojô da FGKFS p/ conhecerem antes de tirar conclusões. Garanto q o trabalho é sério...

Offline ToraNoMaki

• Sr. Member
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Oss
« Resposta #11 Online: Fevereiro 06, 2007, 18:00:38 »
Oss.

Maracas, esta que vc mencionou não é a FBK (Federação brasileira de Karate). Não existe este lance de kimono preto.

Quando vc fala que "criaram estilos diferentes de karate, metodos de treinamento e regras de comportamento que não fazem parte e nunca fizeram do karate", tenho certeza de que a federação citada é outra.

Segue o link da fbk: www.fbk.com.br

Oss.

marascas

• Visitante
Karate em São Paulo
« Resposta #12 Online: Fevereiro 06, 2007, 23:31:17 »
Eu CONHEÇO vários praticantes e professores filiados na FreStyle aqui do RS, e com algumas exceções, pois sempre há bons profissionais, mas na regra geral o nível é baixíssimo.

Nas cidades do interior do RS está cheio de "campeões" brasileiros, que não chegariam nem na 2ª rodada de um Campeonato Brasileiro de verdade.

E outra coisa, eu vi sim, com esses olhos que um dia a terra vai comer! Eu vi professores desse tal de Jiu Do RYu vestindo Kimonos pretos, fazendo Katas ridículos e manejando Armas de forma infantil!

Outra coisa, fizeram uma cópia mal feita do Shotokan, PQP!

Inventar estilo de Karate desse jeito, pode sim, mas não pode vir reclamar sobre às criticas, pois é um direito que temos como cidadãos Brasileiros! Não estou sendo pejorativo, mas apenas afirmando que com o pouco que sei sobre Karate, esses estilos inventados e federações pequenas são ótimas para tirar dinheiro de coitados que acreditam nas balelas que seus "mestres" contam.

Apropósito, eu estou criticando as estruturas, não me refiro as pessoas de modo em particular, pois como disse antes, alguns são excelentes Karatecas! É uma pena ...

Offline ToraNoMaki

• Sr. Member
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Oss
« Resposta #13 Online: Fevereiro 07, 2007, 00:13:15 »
Oss,

Sei que vc não criticou pessoas, nem sei de quem exatamente vc fala. O problema é generalizar.

Já participei de inúmeros eventos aqui no RJ e nunca vi nada parecido com o que vc falou, infelizmente não estive presente neste evento que vc mencionou. Sobre o nível do karate, conheço vários karatekas de nível excelente que estão participando nesta federação, mas porcaria tem em tudo quanto é lugar, não seria diferente com a FBK. Talvez, se algum dia conhecer o SEU karate, venha a achar o resto uma porcaria mesmo.  :twisted:

Como vc mesmo falou, o que concordo, a FBK é free style, portanto não tem a premissa de ser uma escola, sua função é outra. Concordo tb que deveria haver uma triagem na hora de aceitar filiados, mas aí meu amigo, como em todas as federações, o que manda é o $$$.

De qq forma, não estou aqui para defender ninguém, não sou advogado do diabo, mas como sou filiado a FBK, sinto-me na obrigação de defender o meu. Desta forma, deixo aqui o meu convite para que venha nos conhecer e tire suas próprias conclusões. Garanto que no nosso dojo e da grande maioria dos que tive a oportunidade de conhecer, o que irá encontrar é um Karate sério (é claro que excluo desta lista uma meia dúzia de gatos pingados).

Abraços e Oss.

Offline nou

• Newbie
  • *
Karate em São Paulo
« Resposta #14 Online: Fevereiro 07, 2007, 10:22:35 »
Os tais quimonos pretos são apenas uniformes de árbritos. Os caras de kimono preto fazendo Kata devem ser árbritos. Como a FGKFS possui suas próprias regras, uma delas é a roupa dos árbritos. Fora isso, todo mundo usa kimono branco. E é só a parte de cima que é um casaco vestido por cima do kimono "branco". O que é bem mais adequado do que usar "terno", que tem muito menos a ver com Karatê. Com relação à qualidade dos atletas, geralmente vamos aos campeonatos brasileiros com uma delegação bem pequena, e mesmo assim conseguimos boas colocações, notadamente nos últimos anos sempre disputamos as medalhas das principais categorias. Além disso, é claro que têm instrutores excelente e instrutores menos preparados. Mas nenhuma federação está livre disso... "Nenhuma mesmo"! Incusive a FBK. Tb não inventamos um estilo novo, apenas resgatamos coisas que o Karatê ocidentalizado deixou no ocidente, que é marcialidade. Por isso o termo Jyiu Do Ryu, que tem a ver com a liberdade de usar técnicas. Já nas competições convencionais as lutas estão resumidas a "guiaku-zuki, uraken, mae-gueri e mawashi0gueri. Quando aparece alguém aplicando outra técnica normalmente não é marcado ponto. Além disso, os caras na FBK marcam ponto até quando batem caindo ou recuando... Em geral os karatekas brasileiros são bons em fazer pontos (Shiai Kumite) e desenhar movimentos bonitos em Kata de competição, mas via de regra deixam a desejar em combatividade real (Jyiu Kumite), aspecto fundamental p/ nós (incluo tb vários segmentos da Federação Brasileira de Karatê-Dô Tradiocional - FBKT). Hoje somos a maior organização do RS, e não é por acaso. Engana-se quem diz q 80% dos karatekas da FGKFS são de Snata Cruz do Sul... Tb estamos iniciando trabalho em SC e no PR. Não estou dizendo tudo isso por arrogância ou por achar que somos melhores... Acho inclusive que não é a arte ou federação q é boa ou ruim, mas bons instrutores e bons praticantes se dão bem em qualquer modalidade. Só me preocupa a necessidade afirmação de certas pessoas quando insistem em afirmar que a sua organização é a melhor e falam mal de outras. Afinal, no fundo todos são karatekas, pois antes de existir federações, não existia separação entre estilos. O próprio Finakoshi aprendeu muito com Gigoro Cano, fundador do Judô.

Finaliso saudando a todos q praticam seriedade

"Querer não é poder. Fazer é tudo."
Sensei Jorge Kishikawa (Instituto Niten)

OSS!